PREFEITURA anunciou início do desassoreamento nas redes sociais
“Com pouca chuva a água já entra no pátio e a gente tem que ir se preparando, levantando as coisas, porque já perdemos itens dentro de casa”. Esse é o desabafo de Vanessa Souza, que mora há quatro anos na primeira casa da rua Antônio Lisboa, no bairro Municipal. Os moradores do local passam pelo mesmo perrengue toda vez que chove e o motivo é o Arroio São Miguel. Segundo Vanessa, após a obra de macrodrenagem no local, em 2016, o problema é frequente. Com o matagal, o Arroio transborda facilmente, alagando a rua e gerando transtornos para os moradores próximos.
Dados do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), mostram que a última chuva que trouxe problemas aos moradores ocorreu no dia 16, com apenas 31 mm. A média, em Montenegro, é 108 mm.
Outro ponto que dificulta ainda mais a vida dos moradores é o entupimento da primeira boca de lobo. Sem passagem, a água fica empossada em boa parte da rua. “A gente pede a limpeza para a Prefeitura, mas não tem resolução”, conta Vanessa. Segundo ela, depois que a água finalmente “seca” na rua, são encontrados ratos, aranhas e até mesmo cobras na via e dentro de casa, além da sujeira deixada para trás.

Angélica de Souza Dias mora na rua desde criança e conta que o problema sempre persistiu, mas piora cada vez mais. “Quando chove, é enxurrada, a água entra sempre em casa. Acho que caímos no esquecimento porque nós que moramos nas primeiras casas da rua somos os mais afetados, e somos só nós que reclamamos”, opina. A vizinha, Anete Terezinha dos Santos Pinto, ressalta a problemática do esgoto entupido. “Talvez se fosse limpo, já resolveria alguma coisa”, afirma. Ela também já perdeu itens de dentro de casa com chuvas fracas.
Todas as moradoras afirmam que a limpeza do Arroio não é realizada há bastante tempo. Após tentativas de contato com a Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos desde o dia 21, o secretário Neri de Mello Pena, o Cabelo, confirma que a última limpeza ocorreu em 2021 e apenas sinalizou que o serviço estava previsto para ocorrer nesta semana. Ele ainda afirmou que verificaria com a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) se a liberação já estava pronta. Após, a reportagem não obteve mais respostas.
O Ibiá também fez contato com a SMMA. O secretário Ronei Cavalheiro afirmou apenas que “a licença para o desassoreamento foi emitida na semana passada junto ao Estado e que a Secretaria faz apenas o trâmite de licenciamento da intervenção”. Na manhã dessa segunda-feira, 26, a Prefeitura Municipal anunciou o início do desassoreamento do Arroio em suas redes sociais. Sobre o desentupimento do esgoto, a reportagem não obteve resposta.