Antiga demanda por bombeiros está prestes a ser suprida em Maratá

FALTA POUCO. Equipamentos estão chegando e quartel deve ser inaugurado até agosto

Uma antiga demanda do município de Maratá está prestes a ser suprida, em breve, a comunidade local e outros dois municípios vizinhos (Brochier e São José do Sul) passarão a contar com serviços de bombeiros civis. A instalação do quartel passa pelos últimos detalhes e os veículos para atendimentos já estão chegando. A previsão é de que até o mês de agosto a corporação já possa atender aos chamados de socorro da população local e das demais cidades que vierem a estabelecer convênio.

O processo ganhou força a partir de fevereiro deste ano, quando Executivo marataense e 2º Batalhão de Bombeiros Militares firmaram convênio para a implementação do Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiro padrão misto (SCAB) em Maratá. A partir de então, a Associação de Bombeiros e Socorristas Voluntários de Maratá se debruçou sobre as partes práticas do projeto.

O quartel começou a ganhar forma há pouco mais de um mês. O local, um antigo depósito utilizado pela secretaria municipal de Agricultura, foi cedido pela Prefeitura para uso da corporação. A reforma do espaço está sendo feita pelos próprios bombeiros comunitários, com material doado pela Prefeitura. Os 12 homens, capacitados para a atividade bomberil, mostraram outras habilidades em serviços como instalação de divisórias nas salas, colocação de forro, pintura e também em serviços hidráulicos e elétricos.

O primeiro caminhão da frota ainda passará por alguns ajustes até ser colocado em uso, o que deve ocorrer junto a inauguração do quartel

Agora a expectativa é pela chegada de equipamentos de primeiros socorros e desencarcerador – aparelho usado, principalmente, em resgate de vítimas de acidentes de trânsito – o material será fornecido pelos Bombeiros Militares do Estado. A frota de veículos também já ganha forma. A Administração Municipal irá fornecer uma ambulância e há previsão do recebimento de uma caminhonete oriunda da Receita Federal.

O primeiro caminhão para combate a incêndios do quartel foi recebido no último dia 20, por meio da parceria entre Município, Governo do Estado, Corpo de Bombeiros Militar e Associação de Bombeiros de Maratá. Antes de ser colocado em uso, o veículo vai passar por revisão e receber reparos e adesivos da corporação.

A Associação dos Bombeiros, juntamente com a Administração Municipal, também trabalha para oficializar a parceria com Brochier e São José do Sul. “Vereadores de Brochier nos procuraram para saber mais sobre o funcionamento do serviço. E, em breve, devem nos procurar para tratar dos trâmites. Vamos conversar com as administrações de Brochier e de São José do Sul”, reitera Diego Alberto, bombeiro comunitário. “A tramitação dos documentos junto à Câmara de Maratá deve ocorrer em até 30 dias. Depois de tudo aprovado pelos vereadores, a prefeita decide a data de abertura do quartel”, diz o bombeiro.

O quartel já conta com mobiliário e equipamentos como computador

Sobre o efetivo
A cada turno, o efetivo será formado por três a quatro bombeiros civis. “No início não teremos bombeiros voluntários, por uma questão de custos. Tem seguro de vida, roupas, fardamento, alimentação. Tudo isso é custo”, relata Diego.

Todos os 12 servidores passaram por processo de capacitação e são credenciados pelo Corpo de Bombeiros Militares. “Optamos em trazer pessoas com mais experiência na atividade. Já trabalhamos há mais de 10 anos e temos noções da rotina de funcionamento do quartel”, acrescenta o bombeiro comunitário.

A Prefeita de Maratá, Gisele Schneider, destaca o envolvimento do 2º Batalhão de Bombeiros Militares de São Leopoldo na concretização da demanda. “Esse serviço trará maior tranquilidade e segurança para a Administração, no que se refere ao atendimento dessas demandas. O próximo passo é contatar os municípios vizinhos e reforçar essa parceria, porque será bom para todos”.

Últimas Notícias

Destaques