A Sociedade Beneficente e Espiritualista Lar do Menor abriu as portas para receber alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Campus da Unisc em Montenegro, durante o segundo semestre deste ano. A instituição foi escolhida pelos estudantes para a realização de um diagnóstico estratégico, usando ferramentas de gestão, realizado na disciplina Laboratório de Gestão Social e de Negócios.
Responsável pelo projeto, a professora Ione Sardão da Silva explica que a parceria com o Lar do Menor foi possível após a reestruturação pedagógica desenvolvida pela universidade, em 2020. “Uma das propostas foi que nós pudéssemos atuar de forma mais prática com os alunos junto das nossas comunidades”, pontua. Neste semestre, a professora decidiu inovar, lançando para os alunos o desafio de desenvolver um trabalho voltado para uma instituição da cidade.
Durante as aulas, 16 alunos, divididos em quatro grupos, passaram a desenvolver o diagnóstico do Lar do Menor, trabalhando com ferramentas de gestão. “A gente trabalhou com a Matriz SWOT, na qual identificamos os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades, seja no ambiente interno ou externo”, explica Ione. Outra ferramenta aplicada pelos alunos foi a Matriz Pestel, que avalia o mercado externo à empresa, a partir da observação de diversos fatores, como interferências políticas, ambientais, sociais e econômicas. Também foi desenvolvido um plano de ação baseado na Matriz 5W2H, que utiliza um conjunto de questões para pensar estratégias para a instituição.
Segundo Ione, o grande desafio foi trazer essas ferramentas, que geralmente são aplicadas em empresas do setor privado, para uma instituição sem fins lucrativos. “O nosso enfoque foi prestação de serviços em uma instituição sem fins lucrativos, que é o caso do Lar. As ferramentas se adequaram perfeitamente e os resultados foram extraordinários”, afirma a professora. Para compreender o funcionamento da instituição, os alunos fizeram visitas técnicas no Lar e buscaram estudar a organização do setor. “Nós tivemos que ler toda a legislação que trata dos aspectos pedagógicos, dos aspectos legais, da saúde. Inclusive, buscando a política nacional para pensar a saúde integral da criança. Então, foi muito bacana e o resultado do trabalho ficou excelente”, concluiu Ione.
A finalização do projeto aconteceu na última terça-feira, 13, quando os estudantes apresentaram o diagnóstico com o plano de ação para diretoria do Lar do Menor. Na oportunidade, também foi entregue à instituição uma doação em dinheiro, arrecadada pelos alunos através de uma ação de venda alimentos no Campus da Unisc, em Montenegro. Para a diretora do Lar do Menor, Josênia Flores Cruz, a escolha da instituição pelos alunos significa o reconhecimento do trabalho realizado há 60 anos em prol de criança do município. Ela também agradeceu a doação e destacou a importância da parceira com a universidade. “Nós consideramos importante esse trabalho realizado pelos alunos, porque a situação quando é vista de fora traz novos olhares. Essa troca de ideias com certeza vai trazer bons resultados para a instituição”, finalizou Josênia. (WM)