Agosto teve redução nos crimes e aumento de abordagens

FURTOS, arrombamentos e roubos registraram maiores quedas

O relatório da Brigada Militar aponta que houve uma expressiva redução na criminalidade no último mês de agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado.
O levantamento inclui os municípios da área do 5º BPM, com sede em Montenegro e que abrange também Pareci Novo, Brochier, Maratá, São José do Sul, São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Barão e Triunfo. Entre as maiores quedas estão nos furtos, arrombamentos, roubos e homicídios. Por outro lado, aumentaram consideravelmente as abordagens, prisões, apreensões e multas.

Em agosto deste ano ocorreram 75 prisões em flagrante, enquanto em 2023 foram 44. De prisões de foragidos, aumentou de 4 para 15. As apreensões de drogas subiram de 500 gramas para 12,9 Kg. No mesmo período, dos dois últimos anos, o número de pessoas abordadas cresceu de 1.080 para 5.140. Isso num único mês. Já o número de veículos autuados passou de 118 para 323.

Não foram registrados homicídios, feminicídios e latrocínio (matar para roubar) no mês passado, assim como não houve roubo de veículo e à residência e estabelecimentos comerciais. O número de furtos em veículos se manteve em 5. Já de furtos de veículos e roubo à pedestre caíram pela metade. Também reduziram os furtos a pedestres (11 para 7), furtos qualificados (21 para 12) e arrombamentos (20 para 10).

Para o comandante do 5º BPM, tenente-coronel José Luís Krauze do Nascimento, estão sendo alcançados níveis satisfatórios de redução criminal, principalmente de roubos, furtos, homicídios e outros delitos. “Isso se deve a um trabalho incansável da Brigada Militar em nível estadual e das demais forças de segurança”, ressalta, lembrando também o combate ao tráfico de drogas. “Em agosto tivemos no mínimo três grandes apreensões e prisões de entorpecentes e traficantes, além de dinheiro e armamento. O trabalho visa tranquilizar a população, para que a comunidade possa sair a rua com tranquilidade”, completa, citando que as operações, abordagens, barreiras e fiscalização estão surtindo bons resultados. E o comandante frisa que o trabalho vai continuar, com o objetivo de reduzir ainda mais os índices de violência.

Últimas Notícias

Destaques