34 famílias atingidas pela enchente vão receber novas casas

Montenegro foi contemplado no Minha Casa Minha Vida Reconstrução

Montenegro será um dos primeiros municípios beneficiados pelo programa Minha Casa Minha Vida Reconstrução, para famílias que perderam residências (própria ou alugada) devido a enchente. Foi publicada a lista, pelo Ministério das Cidades, com as 80 primeiras famílias do Rio Grande do Sul contempladas com imóveis de até 200 mil reais, que já estão prontos. Montenegro é a cidade com mais famílias incluídas, sendo 34 beneficiadas nesta primeira fase. As demais são de Canoas (20), Novo Hamburgo (19) e Porto Alegre (7).

As famílias serão chamadas pela Caixa Federal e podem também entrar em contato com imobiliárias ou proprietários de moradias para indicar imóveis que atendam os critérios do programa. A convocação deve ocorrer na próxima semana. Segundo o secretário municipal de desenvolvimento social, cidadania e habitação, Vitor Cardoso, além das primeiras 34 famílias, outras aguardam serem incluídas na lista dos próximos lotes, num total de 145.

As casas, novas ou usadas, que serão adquiridas pelo Governo Federal, precisam obrigatoriamente estar fora da zona de risco de enchente e regularizadas no cartório de registro de imóveis. “O chamamento é feito por etapas, conforme a disponibilidade de imóveis e a análise dos dados das famílias”, informa Vitor, que na última semana, junto com o coordenador da Defesa Civil, Clóvis Pereira, esteve reunido com o secretário nacional de habitação, Hailton Madureira de Almeida. Cardoso também vai acompanhar a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Estado, prevista para a próxima sexta-feira (16), quando ocorre a inauguração dos novos viadutos na BR-116 no bairro Scharlau (São Leopoldo) e do Centro de Hematologia e Oncologia do Hospital Conceição em Porto Alegre, além da entrega de moradias para atingidos pela inundação na capital. “Será o lançamento do programa Minha Casa Minha Vida Reconstrução, no Estado”, ressalta Vitor.

Últimas Notícias

Destaques