ESPÍRITO natalino se espalha pelas ruas do Loteamento Via II
Em conjunto, moradores do Loteamento Via II, no bairro Senai, se uniram para, mais uma vez, embelezar as ruas da região com o brilho do Natal. A ação, que ocorre desde 2018, contou com uma novidade neste ano: foi realizado um concurso para definir as três casas mais melhor decoradas para o Natal. A escolha foi feita por um júri formado por direção e colaboradores do Jornal Ibiá.
Os vencedores do concurso foram divulgados na noite de domingo, 26, junto com uma festa para as crianças do loteamento. Em primeiro lugar ficou a decoração da casa da família Cauduro. A residência de Michele de Jesus foi a segunda colocada. O terceiro lugar foi para a decoração da família Schrammel. Os premiados ganharam cestas de presentes.
Segundo Tainara Cauduro Oliveira, ganhar o concurso foi emocionante. Ela disse que, junto com o marido Márcio André Oliveira, sempre buscou participar dos eventos do bairro e interagir com os vizinhos. “Uma vez ouvi de uma vizinha, uma senhora muito querida, que os vizinhos são nossos parentes mais próximos. E isso é verdade, então temos que ter sempre esse contato e participar”, diz.
A moradora salienta que ela e o marido sempre enfeitam a casa deles para o Natal. “Quando criança, todos os anos era um evento entre família decorar o pinheiro e a casa. Meu esposo também ama esse momento de iluminação, como ele é eletricista ele preza pela segurança e está sempre junto”, afirma.
Tainara reforça que, dentro da sua família, aprendeu que o Natal, assim como outras épocas comemorativas, simboliza união e amor. “No dia do resultado, na festa de Natal, minha família estava toda aqui porque, para nós, Natal é isso. Eles não moram aqui no bairro, mas eu tinha certeza que estariam aqui conosco para fazer parte desse momento de alegria”.
Responsável pela organização do concurso e da festa que aconteceu no domingo, Cristiane Gehlen dos Santos destacou que essa não é a única ação realizada no loteamento. Lá, já é comum a realização de uma festa de Halloween. “O que nos motiva é a alegria das crianças”, afirma.
Cristiane ressalta que a ideia do concurso partiu de um sonho dela e de Jane Marília Plentz. “Tudo começou na casa dela e partiu dela. Apenas assumi a organização dos eventos por também gostar muito disso”, salienta. Segundo a organizadora, ver o brilho nos olhos e a euforia das crianças que vêem as decorações é encantador.
“Todos os anos incentivamos, através do grupo que temos dos eventos, as famílias a enfeitarem suas casas para que o clima fique legal”, reforça Cristiane. “No Halloween é um sucesso, pois as crianças visitam as casas. No Natal, cada ano está ficando mais encantador”, assegura. Ela ressaltou que a ação também visa manter a tradição de se enfeitar as casas no Natal, uma tradição que vinha em baixa e que, diz a organizadora, não pode ser perdida.