Vigilância reforça combate à Dengue

O último sábado, 2, foi de mobilização no combate à dengue em Montenegro. Durante todo o dia, servidores públicos e agentes de endemias atuaram nos chamados “pontos estratégicos”. São locais como grandes oficinas, borracharias, cemitérios, ferros-velhos, áreas de acumuladores e recicláveis, onde os focos de água parada são mais comuns. Estas condições criam ambientes para as fêmeas do Aedes aegypti depositarem seus ovos.

De acordo com a chefe da Vigilância em Saúde, Beatriz Garcia, as equipes de combate a endemias também estavam envolvidas em ações de bloqueio (visitas domiciliares para verificação de focos do mosquito e orientação dos moradores) nos locais onde ocorreu a confirmação de casos. Além disso, trabalharam na aplicação de inseticida nestes pontos. Montenegro tem seis casos confirmados. Nenhum dos pacientes chegou a ser internado.

O controle do mosquito pode ser feito com apenas 10 minutos de vistoria pelo pátio. Adote as seguintes medidas: mantenha a caixa d’água bem fechada; amarre bem os sacos de lixo; coloque areia nos vasos de planta; guarde pneus em locais cobertos; limpe bem as calhas de casa; não acumule sucata e entulho e esvazie garrafas PET, potes e vasos. Em caso de febre alta, dores nas articulações, atrás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo, é preciso procurar um serviço de saúde.

Últimas Notícias

Destaques