Videomonitoramento é ampliado com mais 34 conjuntos de câmeras

Investimento de R$ 8,5 milhões na locação e manutenção por 5 anos

Até o mês de agosto devem estar instalados mais 91 conjuntos de câmeras de videomonitoramento em Montenegro. Atualmente o município conta com 26 câmeras de monitoramento nas ruas, as quais vão receber manutenção. E terá um acrescimento de 34 conjuntos de câmeras nas ruas, em pontos estratégicos, de maior circulação de veículos e pessoas. Também serão instaladas filmadoras em 16 praças, com sinalização luminosa e sistema de alto-falante, visando prevenir furtos e atos de vandalismo. Outra novidade é que, além da Brigada Militar e da Guarda Municipal, a Polícia Civil também passará a ter acesso ao videomonitoramento, facilitando o trabalho de investigação. “Vai garantir mais segurança e tranquilidade para a comunidade”, ressalta o coordenador da Guarda Municipal, Airton Santos.

A empresa contratada pela Prefeitura iniciou ontem, sexta-feira, 5, a instalação dos equipamentos. A vencedora da licitação foi a DGT Tecnologia, de Estância Velha. O investimento é de aproximadamente R$ 8,5 milhões na locação e manutenção dos equipamentos pelo período de cinco anos.

Ao fim deste prazo, as câmeras serão incorporadas ao patrimônio do Município.
Ontem pela manhã, Airton Santos esteve no gabinete do prefeito Gustavo Zanatta para apresentar o projeto aos representantes da Polícia Civil. Compareceram os delegados Marcelo Farias Pereira (Delegado Regional), Paulo Ricardo Costa (titular da DPPA) e Ancelmo Carvalho Camargo (delegado da 1ª DP). Os três destacaram a importância da medida para a segurança pública. “Temos vários casos, nos últimos anos, que foram solucionados através do videomonitoramento. A ampliação do número de câmeras é muito importante e teremos o espelhamento na Delegacia, o que certamente vai auxiliar o desenvolvimento das investigações e dos inquéritos policiais”, enfatiza o delegado Marcelo.

Além da Brigada Militar e Guarda Municipal, agora a Polícia Civil vai monitorar as imagens

Leitura de placas e câmeras em Praças
Do total de equipamentos contratados, 15 têm giro de 360 graus e 12 possuem tecnologia OCR, que permite a identificação de placas em longas distâncias. Com elas, será possível flagrar clonagens e identificar veículos furtados. Outra novidade é que 16 praças e áreas de lazer do Município passarão a ser monitorados por conjuntos de quatro “olhos”.

“Além do perímetro urbano, também os acessos a algumas localidades do interior ganham câmeras, como Pesqueiro, Volta do Anacleto, Costa da Serra e Santos Reis”, explica o coordenador da Guarda Municipal, Airton Santos. Os equipamentos serão posicionados de forma estratégica, junto às estradas, o que também ajuda no processo de cercamento eletrônico do Município.

O prefeito Gustavo Zanatta explica que o projeto foi concebido pela Guarda de modo a permitir um controle sobre as entradas e saídas de Montenegro, monitorando situações de risco, como fugas de criminosos. “As imagens serão compartilhadas com a Polícia Civil e a Brigada Militar, que poderão agir de forma instantânea na defesa do cidadão”, comemora. “Por lei, a segurança pública não é atribuição da Prefeitura, mas não podemos esperar pelos outros quando nossa comunidade está em perigo”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques