Há pelo menos 5 anos moradores do condomínio Solar das Palmeiras, na rua Osvaldo Aranha, têm sofrido com o vazamento de esgoto da Emei Gente Miúda. Segundo a síndica Juliana Marques Kussler, o muro do prédio acabou rachando em razão do problema e do local a água acaba escoando para a garagem. Inicialmente a situação só ocorria em dias de chuva, mas a síndica relata que, desde maio de 2022, o problema piorou consideravelmente.
“O esgoto vem da pia e do banheiro de algumas das salinhas da escola. É uma situação insalubre, porque essa água pode trazer baratas, ratos e mosquitos. Existe o risco de contaminações dos moradores por doenças e bactérias que habitam ali naquela podridão”, comenta Juliana. A abertura do protocolo mais recente foi realizada pelos moradores junto à Prefeitura de Montenegro há mais de um ano, desde então aguardam por uma solução.
Na última semana, a síndica do prédio participou de uma reunião com Secretaria de Obras do Município. A resposta dada aos moradores foi que um projeto está sendo elaborado para solucionar o problema, mas não foi informada uma data para o conserto. “A Prefeitura finalmente nos chamou para falar sobre a situação e disse que vão ter que refazer todo o encanamento das fossas da creche, porque o problema é muito maior do que parece. Nós já estamos há mais de ano esperando retorno do protocolo”, diz Juliana.
Conforme a secretária de Educação do Município, Ciglia da Silveira, o conserto da rede de esgoto da Emei Gente Miúda está em andamento na Secretaria Municipal de Obras, que já realizou uma reunião com a síndica do prédio afetado. A pasta informou que dentro de 30 dias vai ser realizado o serviço de correção da rede pluvial e esgoto da divisa com o condomínio. A Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos irá refazer as caixas de passagem, substituir as tubulações e readequar os níveis das caixas e tubulações.