Trilha do Carvão será a maior do Brasil em 2023

Lama e música. Evento com entrada gratuita terá 3 dias de shows e adrenalina

Falta pouco para Brochier ser despertada pelo ronco de quase 3.000 motocicletas. E neste ano, devido ao cancelamento da “Bananalama” (Santa Catarina), a 8ª Trilha do Carvão (dias 4, 5 e 6) receberá a chancela de “Maior Encontro de Trilheiros Off-road” do Brasil. Ninguém reunirá mais aficionados pelo esporte de velocidade na natureza do que o promotor Jeep Motoclube Doguinhos.

Nessa terça-feira, 1º de agosto, o número de inscritos superou a marca de 2.000 pilotos, com expectativa de se aproximar de 3.000 na edição, sendo que poderão ser realizadas ‘online’ até domingo, dia 6. “Muitos vem com acompanhante, então o público passará de 15.000 pessoas, tranquilamente, circulando em três dias de festa”, projeta Matheus Neis, integrante da organização. Um impacto considerável na cidade com pouco menos de 5.000 habitantes, que deve levar em conta ainda o público flutuante.
O ponto alto serão as largadas ao trajeto ‘off-road’ de 80 km na manhã de domingo, dia 6; com mudanças no percurso, sem travessia da rodovia e um novo ‘desafio do barranco’. A saída das motos do Parque Municipal da Expofesta (pelo pórtico do Carvozito) é um momento que sempre atrai grande público. Para quem prefere contemplar em silêncio, terá a 2ª Pedal do Carvão, sábado, em um percurso com menos trilhas, mas não menos desafiador (20 e 40 km).

Já para o público em geral a festa começa na sexta-feira, a partir das 18 horas, sem parar ao longo do sábado e do domingo com diversas atrações. Na Arena Music haverá shows para todos os estilos, do rock ao bailão, e DJ’s ‘bombando’ a pista. Na sexta-feira tem Pandora e Rogério Magrão e Banda, e no início da madrugada Brian assume as ‘pick-up’s’.
No sábado serão seis shows, iniciando às 17 horas, e tendo na programação banda Rosa’s e Bibiana Bolacell. No domingo acontece o “Show da Família”, incluindo Tchê Chaleira e Flor da Serra; fechando com o Country Rock dos montenegrinos da Banda Hatfield (19h30min).

Largadas serão novamente do Parque Municipal, saindo pelo pórtico do Carvozito

Lendas sobre duas rodas e solidariedade
Na Arena Show acontecerão manobras radicais e “borrachão”, de moto com Tchê Loco Wheeling e de carro com Usina da Fumaça. A adrenalina subirá ainda mais durante o desafio à gravidade de “Cigano Globo da Morte”, da equipe de Diego Cigano que virá de São Paulo. Em 23 anos de shows será a primeira vez que a equipe se apresentará no Rio Grande do Sul.

Já na Trilha estarão pilotos lendários do motociclismo brasileiro, como Duda Parise, bi-campeão brasileiro na categoria MX3, campeão de supercross na categoria MX2, 18 títulos estaduais, 1 título sul-brasileiro e integrou a “seleção brasileira” no motocross das nações em 2001, na Bélgica. Também estarão em Brochier os pilotos Jorge Negreti e Wellington Garcia.
Toda a programação será no Parque localizado no Centro de Brochier, e novamente sem cobrança de ingresso. Ainda assim, a Doguinhos sempre reverte um valor arrecadado às comunidades pelas quais a trilha cruza, além de entidades assistenciais, de educação, de saúde e de segurança. Neis explica que o recurso provém das inscrições, dos patrocinadores, do comércio de produtos e da venda de espaços.

Cigano Globo da Morte se apresenta nos três dias. Foto: Divulgação/ Facebook Cigano Globo da Morte

Camping lotado
Com poucas hospedagens na cidade, a área de camping seria uma alternativa viável. Todavia, na semana do evento as vagas estão todas reservadas. O local terá regras duras proibindo excesso com som automotivo e entrada de motos ou quadriciclos que não estão inscritos na trilha. Nesta edição foi criada uma opção de camping familiar, afastada do local de festa e dentro do estádio do Juventude, que também já está com os espaços todos reservados.

Últimas Notícias

Destaques