Trilha ao Morro São João encerra atividades da 2ª Gincana Socioambiental

A manhã deste sábado, dia 20, foi de animação para os integrantes das equipes que participam da 2ª edição da Gincana Socioambiental, promovida pelo projeto Tampinha Solidária. Uma trilha ao Morro São João, um dos principais pontos turísticos de Montenegro, fez a alegria de crianças e adultos.

Além de tirar a comunidade da rotina e promover o contato com a natureza, a iniciativa trabalha o fomento à preservação do meio ambiente. As equipes confeccionaram placas com mensagens chamando a atenção dos visitantes do morro para cuidarem do local. Os materiais foram afixados ao longo do caminho que leva ao ponto mais alto monte. Além disso, na descida, houve recolhimento de materiais que estavam soltos fora das lixeiras.

“No aniversário de 150 anos de Montenegro, a proposta é presentear o município cuidando desse espaço que é tão importante para nós. Tivemos a participação das equipes e da comunidade em geral. Isso é ótimo por que a gente vê que ações como essa mobilizam para o bem, para um momento de desconectar da rotina, do celular, e conecta-se com a natureza”, diz Lucas Vinícius Moraes da Silva, coordenador do Projeto Tampinha Solidária. Ele revela ainda que ficou surpreso ao ver que havia pouco lixo para ser recolhido ao longo do caminho. “Isso mostra que as pessoas já estão cuidando deste espaço”, avalia.

Taís Scheffer levou o filho Pedro Scheffer Lampert, de 3 anos, para participar da atividade. Para ela, essa foi a oportunidade que faltava para, finalmente, conhecer o Morro São João. “A vista é linda, o dia contribuiu para nossa subida. Foi muito legal poder subir com o Pedro e fazer parte desse projeto que está agregando muito na educação ambiental das crianças”, comenta Taís. “Já tinha visto algumas fotos, mas a vista me surpreendeu muito. Estar perto da estátua de São João, ver a cidade aqui de cima é diferente, é lindo!”, acrescenta.

Clarice da Rosa, professora do 4º ano da Escola Municipal São Paulo, conta que a trilha ao Morro soma-se ao trabalho desenvolvido pela escola com foco nas ações de preservação ambiental. Ela e um grupo de alunos representaram a turma na ação. “Os alunos estão engajados, vieram com as famílias. Eles vieram prontos para participar”, comenta a educadora.

Um estande foi montado para distribuir água aos participantes. No local também foram recolhidos os materiais coletados ao longo do percurso, tarefa da gincana.

Bombeiros, Guarda Municipal e Patram deram apoio a atividade. O resultado da 2ª Gincana Socioambiental deve ser divulgado em breve.

 

Veja mais

Este slideshow necessita de JavaScript.

Últimas Notícias

Destaques