Unindo a tradição gaúcha e a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, dezenas de mulheres participaram na manhã deste domingo, 29, da 2ª Cavalgada das Rosas. Promovido pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Encontro das Águas, de Maratá, o evento reuniu cavaleiras de diversos municípios da região.
A concentração foi no Parque Municipal da Oktoberfest, às 9h. De lá, o grupo saiu em cavalgada passando pelo Centro de Maratá e seguindo até o ginásio da comunidade de Vitória. Empunhando a bandeira do evento, a integrante do CTG Encontro das Águas, Cíntia Martins, foi quem fez a frente da cavalgada. “Tivemos a primeira edição no ano passado, também no dia 29 de outubro, e a ideia partiu do nosso capataz da cavalgada, Marco Antonio Jorge Martinez, em alusão ao Outubro Rosa. Então fazemos esse evento em homenagem às mulheres e apoio a essa causa”, enfatiza.
Segundo Cíntia, no ano passado mais de 60 mulheres participaram da cavalgada, mostrando que com apoio a doença é mais fácil de ser superada. O número surpreendeu positivamente os organizadores e, neste ano, foram ainda mais cavaleiras presentes no evento. “A nossa cavalgada é de extrema importância, porque temos esse grupo de mulheres do tradicionalismo e precisamos apoiar umas as outras. No momento que a gente está unida, essa doença fica mais fácil de ser encarada. Também buscamos chamar a atenção para a conscientização, porque quanto mais cedo o câncer de mama é descoberto, maiores são as chances de cura”, pontua.
Após a cavalgada, no ginásio da Comunidade de Vitória, foi servido almoço. Na parte da tarde, a animação foi com um fandango do Gaúcho Riograndense e grupo. Aconteceu, ainda, sorteio de brindes para as participantes, que também receberam uma rosa.
Confira algumas fotos: