A Vigilância em Saúde recebeu, nesta segunda-feira, a confirmação de mais três casos de Dengue em Montenegro. Os pacientes não chegaram a ser internados e residem nos bairros Timbaúva e Santo Antônio e na localidade de Passo da Amora. Com isso, o número de doentes subiu para 9.
De acordo com a agente de endemias da Vigilância em Saúde, Janquiele Dutra, nestes locais, já começaram as ações de bloqueio. Agentes de combate a endemias visitam as casas e empresas do entorno para verificar e eliminar reservatórios de água parada, como vasos, potes e pneus, onde a fêmea do Aedes Aegypti deposita seus ovos. “Além disso, vamos fazer novas aplicações de inseticida, para matar os insetos adultos”, acrescenta.
Levantamento realizado pela Vigilância na semana passada mostra que existem cerca de 240 focos do mosquito transmissor da Dengue em Montenegro. Por isso, é muito importante a colaboração da população para que a doença não se espalhe. “Se todos colaborarem, mantendo suas casas e pátios limpos e bem cuidados, o risco diminui muito”, destaca Janquiele. Os casos positivos foram registrados nos bairros Rui Barbosa, Municipal, Timbaúva (2), Imigração, Centro e Santo Antônio e nas localidades de Costa da Serra e Passo da Amora.
Atenção para aplicações de inseticida
A aplicação de inseticida iniciou nessa segunda, dia 11, no bairro Timbaúva, passando pelas ruas Araçá, Rua Palmeiras, Rua Ipê (entre as ruas Palmeiras e Acácia) e Rua Acácia (até Araçá). Confira o calendário dos demais dias:
Dia 12 – Municipal – Rua Antônio Lisboa (até a Rua La Salle), Rua Leblon
Dias 13, 18 e 21 – Centro: Rua Santos Dumont (entre as ruas Assis Brasil e Rua João Pessoa), Rua Cel. Antônio Inácio (do número 351 até a Rua Santo Antônio)
Dias 14, 19 e 22 – Santo Antônio – Rua Paineira
Dias 15, 20 e 25 – Timbaúva – Rua Acácia, Rua Walter Baumgartner (entre as ruas Acácia e Rubem Zietlow), Rua Rubem Zietlow, Rua Hugo Gehlen (entre as Ruas Acácia e Rubem Zietlow)
Em todos estes locais, a aplicação ocorrerá nos dois lados da via, sempre a partir das 19h.