O sistema de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) aponta que, após ultrapassar a cota de inundação às 14h de quinta-feira, dia 14, o nível do Rio Caí estabilizou em Montenegro durante a madrugada de sexta-feira, dia 15. Das 1h30min às 6h30min, o rio manteve o nível de 6,17 metros. Isso representa 17 centímetros acima da cota de inundação.
Segundo a Defesa Civil em Montenegro, não houve pedido de ajuda de moradores e a cidade não possui desabrigados. Inclusive, praticamente não há alagamentos no perímetros urbano. A rua Coronel Álvaro de Moraes, na beira do rio, sequer foi invadida pelas águas.
Conforme o coordenador da Defesa Civil em Montenegro, Clóvis Pereira, os órgãos de segurança seguem atentos ao comportamento das águas. “O rio parou um pouco (de reduzir o nível) por causa do represamento do Guaíba. O (Rio) Caí ainda está mandando água. Temos que monitorar isso porque, gradativamente, ele pode subir ainda”, afirmou.
Em São Sebastião do Caí, conforme monitoramento do SGB/CPRM, o Rio Caí atingiu um pico de 9,28 metros às 13h30min de quinta-feira. Após, lentamente, as águas passaram a recuar. Às 6h desta sexta-feira, o nível era de 8,93 metros.