Silvério detalha preparação e busca apoio para correr em Boston

ATLETA montenegrino de 66 anos vai participar da tradicional maratona em abril

Referência para muitos corredores em Montenegro, o atleta Silvério Nabinger agora se prepara para desbravar a América. No dia 15 de abril deste ano, o maratonista de 66 anos vai participar da tradicional Maratona de Boston, nos Estados Unidos. Em entrevista concedida ao Ibiá, o experiente corredor e sua treinadora detalharam a preparação para o desafio nos EUA e a busca por patrocínios para custear as despesas da viagem.

Silvério alcançou o índice para o evento na Maratona de Porto Alegre do último ano (prova certificada pela organização da prova de Boston). Na capital gaúcha, o maratonista completou os 42 km do percurso em 3h37min, praticamente 30 minutos abaixo do índice necessário para Boston (4h5min em sua categoria). Com o tempo superado, o atleta realizou a inscrição no dia 12 de setembro e aguardou um retorno da organização. A resposta – positiva – veio duas semanas depois.

Montenegrino não escondeu a ansiedade para o desafio nos Estados Unidos

A partir daí, Silvério e Patrícia elaboraram todo planejamento voltado para a Maratona de Boston. Praticamente seis meses de preparação total para a prova. Inclusive, o maratonista nem cogitou participar da Travessia Torres-Tramandaí deste ano, prova que costuma disputar. “A expectativa está cada vez maior, até pouco tempo faltavam cinco, seis meses. Agora faltam dois meses. Os preparativos estão a mil, estamos treinando intensamente”, ressalta Silvério.

Treinadora do maratonista, Patrícia Atkinson frisa que, para correr em Boston, é necessário percorrer muitos quilômetros antes da prova nos Estados Unidos. “O Silvério responde muito bem aos treinos. Ele é acostumado a fazer provas mais longas, então já tem uma quilometragem semanal e mensal bem alta. Vamos intercalando essa questão de quantos quilômetros ele faz por treino. Quando as provas se aproximam, reduzimos a quilometragem. Pelo menos duas vezes por semana, ele vem (na academia), faz reforço, alongamentos. Focamos bastante nisso também”, explica.

Maratonista conquistou o índice para Boston na Maratona de Porto Alegre de 2023

“Independente do nível, se a pessoa está começando a correr ou já vai para maratonas, cuidar da alimentação do sono e da hidratação é fundamental. Principalmente durante os treinos, isso tem que ser cuidado e revisto antes. Porque no dia da prova, tem que dar tudo certo, já tem que ter testado tênis, meia, calção, alimentação, hidratação, suplementação, tudo”, complementa Patrícia.

Alguns treinamentos de Silvério são projetados como se fossem a prova. O próprio grupo da PA Treinamento, onde o maratonista se prepara, vai junto – de bicicleta – para levar água e suplementos para Silvério. A distância não será um problema para o montenegrino nos EUA. “Não espero muita dificuldade lá, inclusive pelo clima. Para mim, é mais fácil correr em um clima ameno, até mesmo no frio – e lá será primavera. É um prêmio poder participar”, pontua.

Maratonista busca apoio para custear as despesas da viagem
Além da preparação intensa nos treinamentos e com a inscrição realizada – e já aprovada –, Silvério Nabinger “corre” atrás de patrocínios para custear as despesas da viagem para Boston. O maratonista de 66 anos terá apoio da Prefeitura Municipal, através da Lei de Auxílio ao Atleta. Porém, esse valor não supre todas as necessidades.

Ação entre amigos busca angariar recursos para custear as despesas da viagem

“Precisamos de auxílio. Amigos e empresas que queiram nos ajudar, é um pedido que a gente faz. Devo ser o primeiro montenegrino a participar dessa prova. Contamos com a ajuda da população montenegrina. Uma prova dessa envergadura tem custos altos. A passagem é muito cara, a estadia também, a alimentação, tudo é caro”, argumenta Silvério.

Patrícia reforça o pedido e lembra que o auxílio da Prefeitura tem um teto máximo. “Boston é um lugar caro. Por isso estamos nessa busca por empresas e pessoas que queiram ajudar. Vamos precisar de ajuda. Lá (nos EUA), a gente tem que pagar em dólar, então temos que converter tudo que será gasto”, reitera.

Uma ação entre amigos também foi idealizada para ajudar na arrecadação dos recursos para a viagem de Silvério. “Através da rifa, encontramos uma forma mais ampla de conseguir a ajuda financeira”, salienta Patrícia. Entre os prêmios, estão um iPhone 11, dois tênis de corrida, chopp e um valor em consumação no Segundo Turno. O sorteio acontece no dia 27 de março, através de uma live. Interessados em participar da rifa e ajudar Silvério devem entrar em contato com o maratonista pelo telefone (51) 99602-0665.

O maratonista lembra que na Maratona de Boston só os primeiros colocados gerais recebem premiação. Para ele, o grande prêmio é poder estar lá. “O objetivo nem pode ser esse de ganhar. Mesmo assim, me proponho e vou para lá fazer o que sempre faço. Vou dar meu melhor, meu máximo, mas também vou aproveitar e curtir. É uma prova diferente das outras, pois começa em uma cidade do interior e termina em Boston”, completa.

Últimas Notícias

Destaques