Semana de prevenção tem simulação de acidente, palestras e visitas ao quartel

Orientações de primeiros socorros ocorrem também em escolas

Em alusão ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado em 2 de julho, várias atividades estão ocorrendo em Montenegro. A programação da Semana de prevenção iniciou na última segunda-feira e prossegue com palestras, visitas ao quartel do Corpo de Bombeiros e até a simulação de um resgate em caso de acidente de trânsito. O objetivo é promover ações e eventos relacionados à prevenção de incêndios e acidentes, além de retratar o dia a dia do trabalho dos bombeiros.

Conforme o comandante dos bombeiros militares de Montenegro, sargento Celso Martins, a programação ocorre sempre na semana que antecede o Dia do Bombeiro. “É uma semana preventiva, com várias ações”, afirma. Ele cita que logo no primeiro dia aconteceram palestras em escolas como Paulo Ribeiro Campos (Polivalente) e Walter Belian, sobre prevenção de incêndio e primeiros socorros. Já ontem, terça-feira, teve a visita de alunos da Escola Municipal Cinco de Maio, que fica bem próxima ao quartel. “Também convidamos a população para visitar o quartel nesta quarta e quinta-feira durante a tarde, entre 13h e 17h. Estaremos de portas abertas para as escolas e para a comunidade em geral, para conhecer o quartel e as atividades dos bombeiros”, informa o comandante. Na ocasião também serão ministradas oficinas, como de atendimento pré-hospitalar, salvamento e combate a incêndios.

Palestras sobre prevenção e primeiros socorros estão ocorrendo nas escolas e no quartel

As escolas agendaram datas e horários, enquanto que para a comunidade em geral, o quartel está aberto sem necessidade de agendamento. Além das orientações e poder conhecer o local e os veículos, também foi montada uma tirolesa junto à torre do pátio dos bombeiros, onde as crianças poderão descer numa cadeirinha presa a um cabo de aço.

Quanto aos incêndios, o sargento Celso ressalta a importância da prevenção, já que eles costumam ocorrer também no inverno, principalmente quando as casas estão fechadas e podem ocorrer problemas na rede elétrica, devido à unidade e sobrecarga, ocasionando curtos-circuitos. “Nesta época aumenta bastante o índice de ocorrências em residências. Devido ao frio, as pessoas usam muito aquecedores e ar-condicionado. É importante verificar a rede elétrica, se é compatível. Não ligar mais de um equipamento na mesma tomada. Também super-aquecimento de chuveiros e fagulhas de fogões a lenha e lareiras podem ocasionar sinistros”, alerta.

Outra preocupação é com o aumento nos acidentes de trânsito, principalmente em dias de chuva, com pista molhada e risco de aquaplanagem. “Infelizmente tivemos graves acidentes na região nos últimos dias. Os motoristas devem ter cuidado especial e ficar atentos ao trânsito. É importante respeitar as normas e diminuir a velocidade em dias de chuva”, frisa, lamentando os recentes óbitos de motociclistas nas rodovias RSC 287 e ERS 240, e de uma criança de 6 anos na BR 386, além de várias pessoas feridas. “As famílias acabam sofrendo muito por perdas. É muito triste”, lamenta.

Pela primeira vez o sargento Celso Martins também enfrentou em Montenegro a situação de uma grande enchente, que ocorreu recentemente com a cheia do rio Caí. “Foi uma experiência nova e serviu de ensinamento. Felizmente não tivemos perdas de vidas, mas foi uma enchente muito grande”, cita, sobre o grande número de resgates de famílias que foram realizados. “Na primeira quinzena de julho deveremos nos reunir com a Defesa Civil e Prefeitura para avaliar os trabalhos e ver no que pode ser melhorado quanto a estrutura para o atendimento da população”, conclui.

Tirolesa diverte as crianças na visita ao quartel


Simulado de acidente

Na manhã de sábado, 1º de julho, às 9 horas, está programada uma simulação de resgate de acidente de trânsito próximo ao quartel, na Avenida Ernesto Popp, do bairro Cinco de Maio. O simulado será de uma colisão de veículos, com resgate de vítima presa nas ferragens. A comunidade poderá assistir a simulação de acidente e salvamento. Por isso terá interrupção no trânsito neste trecho.

Últimas Notícias

Destaques