Nova pavimentação vai do KM 0 ao 21
Os motoristas que trafegam pela RSC-287, no trecho de aproximadamente 21 quilômetros entre Montenegro e Triunfo, devem ter paciência. Em razão das obras, está tendo estreitamento de pista e sistema “pare e siga”.
Ontem, segunda-feira, 2, no trecho entre os bairros Santo Antônio e Panorama, estavam sendo feitos serviços de limpeza de valeta e roçada, que já ocorreram também em outras partes da rodovia. E cada vez que o trânsito era interrompido em uma das pistas, logo se formava uma grande fila. O mesmo ocorreu no início da manhã para reparos perto do trevo da Comauto, já na parte da ERS-240, próximo ao cruzamento com a BR-470.
Os trabalhos na drenagem são necessários para o escoamento da água da chuva, que tem causado pontos de alagamentos, podendo ocasionar acidentes por aquaplanagens, além de provocar danos na própria pista, como a abertura de buracos.
A obra maior está acontecendo no sentido Triunfo/Montenegro. Desde o mês de agosto, entre os quilômetros 0 a 21,4, estão ocorrendo obras para receber uma nova pavimentação asfáltica. Os serviços da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), que assumiu a concessão em fevereiro deste ano, ainda preveem reparos na drenagem, em artes especiais, faixa de domínio, além de equipamentos de segurança e proteção. Também serão efetuadas no trecho benfeitorias de iluminação e energia. O término das atividades está previsto para o fim de novembro.
No trecho mais crítico da RSC-287, altura da localidade de Muda Boi, próximo da divisa de Montenegro com Triunfo, está sendo realizada a fresagem, com a retirada do asfalto velho, e colocação de uma nova pavimentação. Há muitos anos que este trecho está bastante ruim, com buracos e ondulações, além da falta de acostamentos, sinalização e drenagem. Vários acidentes graves já ocorreram, até mesmo com mortes. Inclusive existem cruzes colocadas ao longo da rodovia, em homenagem aos falecidos.
Na última semana foram executadas melhorias entre os quilômetros 16,4 ao 17. E nesta semana os trabalhos continuam entre os quilômetros 17,6 e 21,4. O serviço têm sido dificultado em razão das constantes chuvas, que podem voltar no meio desta semana. A expectativa é de que com as melhorias, a RSC-287 tenha um asfalto praticamente novo. E depois a previsão é de restauração dos 33 quilômetros da ERS-240, entre Montenegro, Capela de Santana, Portão e São Leopoldo.
As melhorias estão previstas em contrato, com os serviços de reparos de pavimentação, drenagem, faixa de domínio, sinalização, equipamentos de segurança e proteção, além de iluminação, devem ser efetuados nos primeiros sete meses do Programa de exploração da Rodovia (PER). E para este segundo semestre estão programados mais investimentos, visando garantir melhores condições de trafegabilidade e segurança.
O diretor-executivo da CSG, Paulo Negreiros, garante que até o final deste primeiro ano de concessão todas as rodovias sob gestão da concessionária estarão com a recuperação da pavimentação asfáltica e iluminação concluídas. Ele cita ainda os serviços que são oferecidos aos usuários, como ambulância de atendimento médico de emergência, guincho para socorro mecânico, resgate de animais nas rodovias, caminhões-pipa para prevenção de incêndios e cuidados ambientais com a faixa de domínio. Uma base de apoio para serviços operacionais (BSOs) aos usuários está sendo construída na altura do quilômetro 25 da ERS-240, em Capela de Santana, devendo estar concluída até novembro e funcionando 24 horas com banheiros, fraldários, água, totem de autoatendimento, área de descanso e wi-fi, além de guincho e ambulância. Já o pedágio, com pórtico free flow, deve começar a ser montado no próximo mês e começará a cobrar em fevereiro de 2024, na altura do quilômetro 31,7, em Capela de Santana, próximo de divisa com Montenegro.