Rio Caí segue subindo em Montenegro

O nível do Rio Caí segue subindo em Montenegro nesta quinta-feira, dia 14. Conforme sistema de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), as águas do rio atingiram 5,67 metros às 6h30min na estação de monitoramento do Passo Montenegro. Assim, faltam 33 centímetros para o Rio Caí atingir a cota de inundação. Nas últimas seis horas (das 00h30min às 6h30min), o nível do rio se elevou em 39 centímetros.

A cota de alerta foi atingida às 10h de quarta-feira, dia 13, quanto o rio atingiu 4 metros. Desde então a Defesa Civil de Montenegro tem monitorado a situação. O plano de contingência foi colocado em ação às 17h, quando o Rio Caí chegou ao nível de 4,61 metros. Um carro de som passou pelas ruas avisando as pessoas que moram em áreas atingidas para que estejam em alerta.

Na manhã desta quinta-feira, a Defesa Civil, junto com a Guarda Municipal, trabalhava no isolamento de trecho da rua Bruno de Andrade, em frente ao Instituto Penal de Montenegro, onde uma cratera se abriu. A suspeita é que trata-se de um rompimento de rede de abastecimento de água. Inclusive, há relato de falta de água em bairros da região, como o São Paulo.

Trânsito na rua Bruno de Andrade está interrompido entre a rua Padre Balduíno Rambo e avenida Ernesto Popp no sentido ao bairro Timbaúva. Foto: Defesa Civil de Montenegro

Na região, o Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (Scab) de Maratá informa que o nível dos arroios Maratá e Brochier começou a baixar a partir da 1h desta quinta-feira. Assim, não há mais risco de enchente nas duas cidades. Ontem, o nível dos arroios chegou a preocupar, principalmente em Brochier.

Em São Sebastião do Caí, o sistema de monitoramento SGB/CPRM também está em cota de alerta. Lá, o nível do rio é de 8,94 metros – conforme medição das 6h. A cota de inundação é atingida ao 10,50 metros. No local, o Rio Caí tem apresentado média de elevação de 6 centímetros por hora.

Últimas Notícias

Destaques