O nível do Rio Caí, em Montenegro, segue recuando. Na última medição divulgada pelo Serviço Geológico do Brasil SACE/CPRM, às 17h30 desta quarta-feira, 6, a régua apontava o nível do Rio em 7,89 metros. A cota de inundação inicia aos 6 metros.
Depois de ficar estagnado por algumas horas na madrugada desta quarta-feira, o nível do Rio Caí atingiu seu ponto mais alto às 4h, quando a medição feita pela CPRM junto ao Passo do Montenegro indicava 8,18 metros. Depois disso, começou a baixar lentamente a partir das 6h.
A Defesa Civil acredita que a lentidão vai se manter, em virtude do represamento das águas no Guaíba. “Toda a chuva acumulada no Taquari, no Sinos e no Caí acaba indo para o Guaíba, que já está cheio. Logo, o ritmo do escoamento acaba sendo mais lento”, explica o coordenador Clóvis Pereira.
A previsão de novas chuvas na Serra e nos vales a partir desta quinta-feira deixa a Defesa Civil em alerta. “Dependendo do volume dessas chuvas, o Rio Caí pode voltar a subir. A comunidade deve ficar atenta”, conclui.
Diversas ruas de Montenegro ainda seguem com bloqueios parciais, com na Ramiro Barcelos, João Pessoa e Fernando Ferrari, além de algumas vias internas nos bairros Industrial e Ferroviário.