A Câmara de Citricultura Regional do Vale do Caí realiza nesta manhã de quinta-feira, dia 13, a terceira reunião, segunda presencial, com objetivo de apoiar a recuperação dos agricultores prejudicados na catástrofe climática de maio. O encontro será aberta a todos citricultores e viveiristas que tiveram prejuízos com enchente ou inundação. A pauta foi elaborada em conjunto com várias entidades, como Embrapa e Emater/RS-Ascar, e terá orientação científica da Ufrgs.
Segundo o atual coordenador da Câmara, Ivan Streit, a pauta atenderá as necessidades de toda Cadeia Produtiva dos Citros da região: solo degradados e suas recuperações, renovação e reestruturação de pomares, viveiros e mudas, além de doença possíveis que advirão do estresse hídrico e umidade.
Serão trazidos ainda esclarecimentos a respeito da Instrução Normativa n° 14/2024 para evitar a ocorrência da enfermidade denominada Greening. Com ações para Defesa Sanitária Vegetal visando à proteção e o desenvolvimento da Citricultura, foi expedida pela Secretaria de Agricultura do Estado em 22 de maio e passa a vigorar em 60 dias. “Todos da cadeia produtiva dos citros terão que se enquadrar”, alerta Streit.
Serviço
Quando: quinta-feira, dia 13 de junho
Horário: das 9 horas às 12 horas
Local: Centro de Treinamento de Montenegro (Cetam/ Emater) – bairro Zootécnia
Público: todos os citricultores e viveiristas do Vale do Caí