Reportagem do Jornal Ibiá a respeito da morte de abelhas em duas localidades de Montenegro, supostamente por uso inadequado do veneno Fipronil em lavouras próximas, repercute na Assembleia Legislativa. Após sua veiculação, na edição 7.372, em 6 de dezembro, um dos apicultores fonte na reportagem, Admar Schneider, esteve em audiência com o deputado Sergio Peres (Republicanos), presidente da Comissão Especial de Apicultura e Meliponicultura.
O encontro aconteceu na quinta-feira, 7, agendado pelo ex-prefeito Percival de Oliveira, que é do mesmo partido do parlamentar. Foi debatida a utilização deste agrotóxico no Rio Grande do Sul, com argumento de que é proibido em outros estados brasileiros. O parlamentar revelou que essa situação tem sido colocada em todas as reuniões públicas da Comissão pelo Estado. A reportagem do Ibiá foi somada ao material de debate, juntamente com fotos e documentos levadas pelo apicultor.
Um dos resultados da reunião será a cobrança junto às prefeituras para que fiscalizem os agricultores em sua Zona Rural. “Ficaram de criar leis mais rígidas sobre o uso do Fripronil, dificultando o acesso ou até a proibição total do mesmo”, comentou Schneider. O deputado Peres está em Brasília, e nesta quarta-feira, dia 13, pretende formalizar junto ao Ministério da Agricultura (MAPA) reivindicações do setor de apicultura gaúcho.