Após vistoria, Bombeiros Militares e Defesa Civil marcam nova reunião
Na segunda-feira, 29, uma equipe composta por Bombeiros Militares e a Defesa Civil de Montenegro subiu ao Morro São João para realizar uma vistoria no local onde será instalado o novo radar meteorológico. Este equipamento, de origem tcheca, foi importado após passar por rigorosos testes de desempenho e agora se encontra no quartel de bombeiros da cidade, aguardando a instalação.
Após a subida, houve uma reunião no quartel. Segundo Clóvis Pereira, coordenador da Defesa Civil do Município,, a instalação do radar está em fase de planejamento logístico e uma nova reunião está prevista para esta terça-feira, 30, para discutir detalhes mais concretos. De acordo com a meteorologista e head da área de projetos governamentais do Instituto Climatempo (responsável pelo contrato com o Estado), Cátia Valente, o processo das obras estruturais está em seu início. É destacada a importância deste avanço para o monitoramento climático, especialmente em regiões anteriormente desprovidas de cobertura adequada.
A escolha de Montenegro para sediar o radar foi estratégica, visando ampliar a cobertura meteorológica da Região Metropolitana de Porto Alegre e do Vale do Taquari. Com um raio de alcance de 150 km, o radar fornecerá dados cruciais sobre o mapeamento da chuva com maior precisão.