“Quem Canta, Encanta!” e aprende muito mais

Que ninguém duvide que na Escola de Educação Infantil (Emei) Sapatinho de Cristal desperte um grande talento, que brilhe primeiro no The Voice Brochier e depois na telinha do The Voice Kids. Mas se não acontecer, tenhamos a certeza que seus 155 alunos ingressarão nas Séries Iniciais mais desinibidos, criativos e desenvoltos em sua comunicação.

Se não bastasse o trabalho dos professores e servidores, em 2024 as crianças estão se desenvolvendo por meio do Projeto Norteador “Quem Canta, Encanta!”. Ele abre muitas possibilidades de trabalho em sala, com a confecção de instrumentos, composição de parodias, formação de coral. A diretora Lilian da Silva ressalta a multiplicidade de formas para desenvolver as habilidades que a música permite.

Bebês do berçário batucam e aprendem sobre som, movimento, uso do espaço e interação social

Ela destaca especialmente a fala; além da coordenação motora, a lateralidade (se organizar no espaço) e o equilíbrio. Também a interação social começa a surgir na fase da infância, quando precisa ser estimulada. Para tanto, o Quem Canta, Encanta! Incluiu os Berçários com atividades específicas. “A música trás consigo o poder de estimular a linguagem nos bebês”, garante.

Bandinha espalha alegria pelos corredores

Outro fator fundamental é a participação total das famílias através de atividades conjuntas. Uma das mais legais é a “Caixa Musical”, construída em sala e para os alunos levarem para casa. Dentro vão fichas com letras de canções para os pais cantarem com os filhos. Na semana passada o projeto realizou a etapa Show de Cidadania, com duas apresentações diárias e participação na Rádio de Brochier na sexta-feira, 12.

Temas Transversais viram música
No Show de Cidadania as 10 turmas estão cantando as paródias que compuseram em cima do tema transversal Educação Fiscal. Neste projeto, o professor de música da Emei, Carlos Krahl, está sendo importante; além da contribuição das famílias. A diretora Lilian aponta que o tema fiscal é justamente um daqueles que são levados para casa, com os jovens sendo multiplicadores do conhecimento.

Assim também demais temas transversais – obrigatórios no currículo – e contemporâneos ganham mais brilho através da música. Seja a Educação no Trânsito, a Ciência e Tecnologia, Saúde, Cidadania e Civismo; tudo é encaixado no Projeto Norteador, e neste ano viram uma canção, e quem sabe uma coreografia, na Emei Sapatinho de Cristal.

Estilo ‘estrela pop’ e com banda, mas está estudando

Últimas Notícias

Destaques