Foram investidos R$ 450 mil em cercamento, pavimentação, garagem, forro e fiação
Com recursos do duodécimo da Câmara de Vereadores, oriundos de sobra orçamentária, foram investidos cerca de R$ 450 mil em melhorias no quartel do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Montenegro. As obras estão praticamente prontas. “Agradecemos à Câmara Municipal e Prefeitura pelo repasse que permitiu a execução de obras há tanto tempo necessárias. Por décadas o batalhão ficou sem reforma e o recurso que chegou em julho deste ano foi totalmente empregado na recuperação estrutural do 5º BPM”, destaca o comandante do batalhão, tenente-coronel José Luís Krause.
Na última terça-feira, 12, a Capitã Julie Ferreira Pires e o Sargento Alexsander Alves dos Santos, representando o 5º BPM, estiveram na Câmara e realizaram uma apresentação de prestação de contas aos vereadores, sobre os recursos empregados. A verba, destinada ao Projeto de Reestruturação, foi investida no cercamento da área, colocação de pavimentação PVS no pátio, construção de telhado para abrigar as viaturas, fiação elétrica e forração do teto nos corredores do prédio.
A capitã Pires lembrou as péssimas condições em que estava o prédio. “A fiação elétrica, por exemplo, era muito antiga e apresentava riscos para a edificação”, recordou. O serviço ainda inclui a instalação de holofotes na parte externa e lâmpadas na área interna. “Com melhores condições no batalhão, nossos policiais também são muito beneficiados, tendo um ambiente propício para as atividades internas, o que fortalece sem dúvida nosso trabalho nas ruas”, frisa o sargento.
O tenente-coronel Krause ressalta a importância do cercamento. “Traz segurança para o quartel. Em cerca de 80 anos, nunca tinha sido cercado adequadamente. É a primeira vez que temos uma cerca que vai impedir o acesso de pessoas estranhas, animais e veículos sem controle. Algumas pessoas acessavam o quartel sem qualquer tipo de autorização”, declara. Mesmo que tenha o campo de futebol, o comandante afirma que é preciso ter um controle. Lembra que caso acontecesse um acidente ou sinistro, a responsabilidade seria da corporação.
Sobre as novas garagens, Krause diz que são modernas e seguras, para abrigar e proteger as viaturas. Quanto ao calçamento interno, foi concluído cerca de 70% com blocos de concreto (PVS). “Resta ainda fazer a parte dos fundos do batalhão. A parte pronta ficou de excelente qualidade”, frisa. Também foi feita a pintura do prédio (interna e externa), limpeza com serviço de poda, roçada e capina. “Trouxe uma melhor aparência para o batalhão, que completa agora no mês de novembro 110 anos”, conclui.