Teve início esta semana a segunda edição da Gincana Socioambiental do projeto Tampinha Solidária, que tem o apoio da empresa Montepel – Inteligência Ambiental. Neste ano, 12 equipes irão participar da ação, que segue até o dia 31 de maio. A equipe vencedora leva o prêmio de R$ 2 mil, que será doado para a instituição ou causa apontada no ato da inscrição.
Durante a gincana, as equipes vão ter de cumprir tarefas relacionadas com as temáticas abordadas pelo projeto, como meio ambiente, sustentabilidade, descarte correto de resíduos e solidariedade. Lucas Vinícius Moraes da Silva, coordenador do Projeto Tampinha Solidária, destaca que, neste ano, a iniciativa foi aprimorada. “Temos uma edição com muito mais participantes. As inscrições foram abertas à comunidade de forma gratuita, permitindo inscrições tanto de equipes de pessoas, como de empresas e de instituições”, afirma.
Em 2022, foi realizado o projeto piloto para dar as diretrizes à elaboração da gincana deste ano. Na ocasião, participaram as escolas de educação infantil Gente Miúda e Santo Antônio. Durante 20 dias de atividades, mais de 700 famílias estiveram envolvidas com as tarefas. A EMEI Santo Antônio venceu a disputa, mas quem saiu ganhando foi o Meio Ambiente. Foram mais de 4 toneladas de resíduos encaminhados para reciclagem.
A regra é que cada grupo deve ser formado por quatro integrantes, ao menos um dos participantes deve ser maior de idade. As equipes disputam pontos entre si, que são ganhos através da realização de tarefas práticas e teóricas. Através da pontuação, o ranking das equipes será frequentemente atualizado, considerando a pontuação mais alta entre as equipes como a melhor colocada e de forma decrescente as demais posições no placar. “Vencerá a gincana a equipe que acumular a maior pontuação ao final do evento”, ressalta Lucas.
Confira as equipes participantes:
– Equipe São Paulo. Instituição indicada: CMP da EMEF São Paulo
– Equipe São José. Instituição indicada: Amoga
– Equipe Gente Miúda. Instituição indicada: CPM da EMEI Gente Miúda
– Equipe Stúdio Bálance. Instituição indicada: Projeto Universo Atípico
– Equipe Cooperfive. Instituição indicada: CPM da EMEF Cinco de Maio
– Equipe CTP Solidário. Instituição indicada: Patinhas da Esperança
– Equipe Santo Antônio. Instituição indicada: CPM da EMEI Santo Antônio
– Equipe Restaurante Bark’s. Instituição indicada: CPM da EMEI Esperança
– Equipe do Bem. Iniciativa indicada: tratamento médico de Júlia Fernanda Kühn
– Equipe W.B. Instituição indicada: CPM da EMEF Walter Bellian
– Equipe Respeite o Meio Ambiente. Instituição indicada: Amarti e Museu do Brinquedo
– Equipe Delfina. Instituição indicada: CPM da EEEF Delfina Dias Ferraz