Em sua quarta edição, o projeto “Conhecendo Montenegro” explorou mais um ponto turístico do município na manhã deste domingo, dia 20. Desenvolvida pela Diretoria de Turismo, com apoio do Cetam e do Corpo de Bombeiros, a iniciativa reuniu dezenas de pessoas em caminhada até o Morro Montenegro. A saída do grupo ocorreu às 8h10, no Centro de Formação de Agricultores, antiga Estação Experimental, no bairro Zootecnia.
Quem optou por subir até o topo do morro percorreu um trajeto de aproximadamente 16 quilômetros. Já os caminhantes que preferiram ficar na base do ponto turístico caminharam cerca de 13 km. Nas edições anteriores do projeto, as belezas do Morro São João, da localidade de Fortaleza e da comunidade do Faxinal foram exploradas pela comunidade.
Antes do início da caminhada, Lúcia Ziemke, que veio de Pareci Novo, ressaltou a grande expectativa acerca do percurso. “Primeira vez que participo desta caminhada de Montenegro. Ainda não conheço o Morro Montenegro e vim para conhecer. Já tinha ouvido falar, então gostei muito da ideia. Estou muito curiosa. Gosto de caminhar, faço caminhadas quase todos os finais de semana com meu marido. Gostamos dessas atividades no meio da natureza”, declarou.
Marilene Fritz Hauck é de Porto Alegre e veio ao Vale do Caí para duas caminhadas no final de semana. “Faço parte do grupo de caminhadas de Montenegro no WhatsApp, então sempre faço caminhadas na região. Ontem (sábado) fiz a caminhada de Maratá. Agora é a primeira vez que vou ao Morro Montenegro, é uma oportunidade de conhecer, mas também de me movimentar. O tempo vai passando e temos que nos mexer”, frisa.
Presente na quarta edição do projeto Conhecendo Montenegro, Marilene também participou da edição anterior, na localidade do Faxinal. “Os grupos são muito bons, o pessoal é muito simpático na região. Então, formamos boas amizades, com os mesmos objetivos. Esta é minha segunda vez em Montenegro, a outra foi na caminhada do Faxinal”, acrescenta.
Quem também prestigiou a terceira edição e esteve na caminhada até o Morro Montenegro foi Vicente Limberger, que mora há cinco anos no município. “Não conhecia o Morro Montenegro, então o projeto dá a chance de conhecer lugares que não costumo passar. Fui na caminhada do faxinal. Sou de Porto Alegre, mas vim morar aqui há cinco anos. O Morro São João ainda não conheço”, pontua.
Coordenadora do Cetam desde novembro de 2022, Nadir Terezinha Feijó exalta a parceria entre a Diretoria de Turismo e o Centro de Formação. “Acho que essa integração é de extrema importância para todos da comunidade de Montenegro. Abrimos esse espaço para que as pessoas possam conhecer um pouco do nosso trabalho. Trabalhamos basicamente com a troca de conhecimento, é um espaço de formação”, ressalta.
“Com esse dia bonito, as pessoas podem ver a beleza que é esse espaço, que é, praticamente, uma área rural dentro de um espaço urbano”, completa Nadir.