Projeto Pink Tour fomenta a liberdade da criança para sonhar

“CRIANÇA não tem que trabalhar, e nem pode ser explorada. Ela tem que brincar”

Em meio a trend da Barbie, motivada pelo lançamento do filme no último dia 20, o projeto Pink Tour, idealizado por Bernardo Guedes, maior colecionador de bonecos Ken do Brasil, (segundo o Guinness brasileiro RankBrasil), está ganhando destaque ao levar a mensagem de que “criança não tem que trabalhar, e nem pode ser explorada. Ela tem que brincar”. A iniciativa tem conquistado espaço em canais de TV e em eventos, mostrando que o lúdico pode contribuir ainda mais para o bem-estar infantil.
A paixão de Bernardo pelos bonecos Ken não se restringe à sua coleção, mas se estende ao propósito de levar alegria e liberdade para que as crianças possam sonhar e brincar, construindo um futuro mais feliz e esperançoso. O projeto Pink Tour é uma celebração da infância, da solidariedade e da importância de fazer a diferença na vida das crianças em meio aos desafios que vão sendo impostos pela realidade.

Junto com personagens humanos caracterizados como Barbie e Ken, o projeto realiza ações voluntárias, levantando a bandeira de que as crianças devem ser livres para sonhar e brincar e não serem exploradas. O Pink Tour arrecada alimentos e brinquedos, visita orfanatos e instituições, proporcionando momentos de alegria para crianças através de canto, dança e diversão.
A iniciativa teve início há três anos, durante a Mostra Elite, quando Christian Lima montou um espaço em homenagem ao Ken. A partir daí, a ideia de levar os personagens para animar crianças em diferentes localidades ganhou força. Durante a pandemia, a necessidade de alegria e diversão para as crianças em tempos difíceis tornou-se ainda mais evidente, e o Pink Tour expandiu suas atividades para diversos municípios do Rio Grande do Sul, Paraná e, este ano, chegou a São Paulo.

Além de Bernardo, a turnê conta com a participação da Barbie de Blumenau Jessy Sparkle, da Barbie Gaúcha Letícia Swarovski, Barbie Yákara Piotto de São Paulo, Barbie Capixaba Graziella Real, Barbie Negra Bruna Campos, e a Tik Toker Isinha. Conforme Bernardo, a ideia é continuar espalhando a corrente do bem formada a partir do projeto. O próximo sonho é levar o Pink Tour para fora do país. O colecionador e seus amigos acreditam que todos podem fazer o seu papel para construir um mundo melhor.

“Brinquedo de menina”
Quando criança, Bernardo Guedes adorava brincar com o casal Barbie e Ken. Suas amigas tinham as bonecas Barbie e ele queria ter o Ken. Mas, na época, por ser considerado um brinquedo “de menina”, ele teve de enfrentar desafios e o preconceito para ter seu tão sonhado boneco. “Minha família dizia que se eu tirasse boas notas e arrumasse o quarto me dariam o Ken. Eu fazia tudo para ter o boneco”, recorda o colecionador.

Bernardo é dono de uma ampla coleção de bonecos Ken. Foto: arquivo pessoal

A persistência valeu a pena. Bernardo ganhou seu primeiro boneco da avó. “Lembro bem daquele dia. Por muito tempo ele teve que ficar escondido em uma gaveta, por que ninguém podia saber que eu tinha um brinquedo de menina”, conta.
O boneco faz parte da coleção que Bernardo, que agora, tem liberdade para mostrar a quem quiser ver. O sonho desta vez é ampliar a quantidade de Ken’s em seu acervo. “Estou bem ansioso para ter os bonecos do filme. Eles são muito caros, mas são lindos e são bonecos que vou guardar para o resto da vida”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques