Crianças têm aulas no contra turno da escola de segunda a quinta-feira
Desde 2019 a EMEF Manoel José da Motta, de Muda Boi, realiza o projeto Turno Integral Sementes da Manoel. As atividades propostas foram definidas com base nas necessidades dos alunos, que hoje permanecem na instituição das 7h30 às 16h30. Depois das aulas regulares, as crianças e adolescentes participam, de segunda a quinta-feira, de oficinas de Horta, Sustentabilidade, Culinária, Reforço de Português e Matemática, Música, Artes e Educação Física. Nas sextas-feiras são planejadas as atividades que serão propostas nas aulas.
A professora Melicia Pereira do Nascimento, que trabalha na Escola Manoel José da Motta há cerca de cinco anos, foi uma das responsáveis pela criação do projeto. A diretora Carla Juliana de Paula também esteve à frente do projeto, que conta ainda com aulas da professora Patrícia Gomes. Melicia conta que a evolução dos alunos e a maior participação dos pais nas atividades escolares são resultados colhidos ao longo dos quatro anos da iniciativa. “Na culinária os pais vêm até a escola participar e ensinar para os alunos receitas de família. Na horta, muitos deles começaram a fazer em casa, junto com os pais, após o trabalho realizado na escola”, destaca.
A professora relata que quando o projeto iniciou, em 2019, um dos primeiros resultados foi para as mães, que não tinham com quem deixar os filhos. “A gente viu casos de pessoas que conseguiram começar a trabalhar, porque antes não tinham onde deixar o filho, esse foi o primeiro impacto”, comenta.
Na oficina de música, os pequenos contam com aulas de violão e flauta, também ministradas pela professora Melicia. Outro destaque são as aulas de reforço, na qual os alunos têm a oportunidade de melhorar o desempenho em conteúdos do ensino regular. “A gente tenta diversificar bastante e fazer atividades diferentes. Então são pequenas coisas que vão demonstrando a evolução deles com as oficinas”, pontua Melicia.
Durante a pandemia de Covid-19, um dos desafios foi manter o Turno Integral Sementes da Manoel funcionando. De forma online, as atividades continuaram acontecendo e deram muito certo. “Eu achei que não iria funcionar, mas foi uma maravilha, porque eles puderam aplicar as atividades em casa e os pais puderam participar. Essa interação foi muito legal”, afirma a professora.
Projeto classificado para “Educador Transformador”
A iniciativa promovida pela EMEF Manoel José da Motta foi um dos projetos pré-selecionados no Prêmio Educador Transformador, na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Mesmo não tendo avançado para a próxima fase, a professora Melicia Pereira do Nascimento destaca que é um grande reconhecimento para a escola ter figurado entre uma das 652 selecionadas, entre milhares de instituições de todo o país.
O objetivo agora é manter o projeto em funcionamento e aprimorar com novas oficinas, como robótica, que está sendo implantada nas escolas da rede municipal de Montenegro. “A gente se ajuda muito, temos parcerias de empresas e pessoas da comunidade. Muitas pessoas vêm ajudar quando fizemos mutirão na nossa horta, então a gente envolve todo mundo e está dando muito certo”, conclui a professora.