Projeto Cuidar Tchê +60 beneficia idosos atingidos por enchentes

Em Montenegro, 37 idosos serão contemplados

O projeto Cuidar Tchê +60, voltado para idosos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, está em fase de implementação e beneficiará 1,9 mil pessoas em todo o estado. Em Montenegro, segundo Rogério Santos, coordenador da Central Única das Favelas (Cufa), 37 idosos serão contemplados. “O projeto é dirigido a pessoas com mais de 60 anos, indicadas pelo Cadastro Único, e fornecerá kits de itens essenciais no valor de até R$ 3 mil”, afirma.

O coordenador detalha que os kits são personalizáveis e divididos em quatro categorias: cozinha, dormitório, mobilidade e eletroeletrônicos. “Os idosos poderão escolher entre diversos itens, como fogão, refrigerador e jogos de panela na categoria cozinha, ou colchões, camas e cobertores na categoria dormitório”, explica. Na parte de mobilidade, cadeiras de rodas e andadores estão disponíveis, enquanto na categoria de eletroeletrônicos, opções como máquinas de lavar e televisões são oferecidas.

O projeto é dirigido a pessoas com mais de 60 anos, indicadas pelo Cadastro Único

Rogério afirma que o governo do estado firmou um termo de colaboração com a Cufa, que é responsável pela operacionalização do projeto. Além disso, ele destaca que para ter direito ao kit, o idoso precisa atender a alguns critérios, como ter sido atingido pelas enchentes, residir em municípios com decreto de calamidade e estar no Cadastro Único com renda per capita de até R$ 109. Famílias que possuam mais de um idoso receberão apenas um benefício.

Em Montenegro, o processo de cadastramento foi concluído, mas Rogério explica que ainda há três idosos que se mudaram e estão sendo localizados. A previsão é que a entrega dos kits ocorra em aproximadamente 45 dias. “Estamos fazendo todo o possível para que esses idosos recebam os itens necessários para recomeçar suas vidas com mais dignidade”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques