Projeto Costurando Habilidades transforma sonhos em realidade

OPORTUNIDADE. Além de fazer roupas para si, mulheres ganham nova chance no mercado de trabalho

O projeto Costurando Habilidades, realizado pela Entidade de Filantropia, Cultura e Arte (Efica), com patrocínio da Braskem, vem transformando a realidade de mulheres montenegrinas. Desde maio deste ano, o Curso de Costura, realizado na Casa Amarela da Estação da Cultura, em Montenegro, ensina as alunas a confeccionarem suas próprias roupas e abre possibilidades para que elas retornem ao mercado de trabalho.

Cristiane Appel integra o grupo de 12 mulheres que no dia 5 de dezembro receberá certificação pelo curso, em evento a ser realizado no Espaço Braskem. Ela sempre quis aprender a fazer roupas para pets e viu no projeto a oportunidade que precisava. “Fiz roupinha para minha gata e camiseta e calça para mim”, conta Cris, como é chamada entre o grupo.

Cristiane Appel mostra com orgulho as peças feitas para a formatura

Durante a formatura, as novas costureiras farão uma exposição dos trabalhos feitos em aula. Um desfile irá marcar, em grande estilo, o término das atividades. “Minha gata vai desfilar com o vestido que fiz pra ela”, projeta Cristiane.

Rosani Brochier Nicoli, presidente da Efica, conta que o projeto começou com 20 participantes, mas, por questões de saúde, cirurgias, tratamentos e procedimentos específicos, oito integrantes acabaram desistindo.

Maria Inês Lidens enfrentou um AVC neste semestre, mas não entregou os pontos. “Fiquei três dias na cama, confusa, sem saber como sairia dessa. Mas logo que melhorei voltei para as aulas”, conta a exemplar aluna. “Foi uma surpresa para nós quando vimos ela chegando para a aula. Ficamos muito felizes”, comenta Rosani.

Mesmo enfrentando problemas de saúde, Maria não desistiu das aulas

O Curso teve duração total de 60 horas/aulas, ministrado pela professora de costura do Senai Giselda Aparecida Gaedke. Os encontros são realizados nas tardes de terça-feira. As aulas foram ministradas pelo Senai, mas com apoio e presença de Eficanas, que possuem anos de experiência na técnica de transformar tecidos em vestuário. Em outubro encerraram as aulas do Senai e, durante o mês de novembro, as mulheres confeccionaram as roupas para a formatura.

Na última etapa ocorre a fase de extensão, através da qual integrantes da Confraria das Empreendedoras participam de um bate-papo com as costureiras. É a oportunidade para sanar dúvidas sobre apresentação e divulgação do trabalho, precificação e outras questões que possam surgir. “O intuito da ação é ensinar um novo ofício a essas mulheres, lhes permitindo ter uma fonte extra de renda. Estamos qualificando mão de obra para as confecções da cidade e abrindo portas ao mercado de trabalho para quem tiver interesse em ingressar”, complementa Rosani.

Sílvia repassa a experiência de mais de 5 décadas na área da costura

Compartilhando conhecimento
Há anos, as eficanas Sílvia Gallas e Ilse Joner cultivavam o desejo de dedicar parte de seu tempo ao trabalho social voluntário. Com uma paixão comum pela costura, encontraram na Efica a oportunidade de unir o útil ao agradável, contribuindo para projetos que vão além de simplesmente costurar, mas que impactam positivamente a vida de crianças em situação de vulnerabilidade social e das mulheres da comunidade.

“Quando me aposentei, resolvi participar de uma ação social. Na Efica, encontrei a parceria das colegas que também gostam de costura. Juntas, começamos o projeto ‘Amorzão’, no qual confeccionamos roupas para crianças em situação de vulnerabilidade social. A partir desse trabalho, surgiu a ideia de promover a qualificação para mulheres. Isso nos realiza cada vez mais”, revela Ilse.

Sílvia, que acumula mais de 50 anos de experiência como costureira, destaca a satisfação em compartilhar seu conhecimento. “Adoro meu trabalho. Temos que compartilhar o que sabemos. Sou aposentada, trabalho porque gosto, e me sinto realizada quando vejo uma roupa bem feita”, diz ela. A paixão de Silvia pela costura se transformou em uma ferramenta de transformação na vida das mulheres que participam do projeto.

Aposentada do serviço público, Ilse Joner se dedica às ações sociais

Investimento que fica para novas ações
O Costurando Habilidades da Efica, recebeu impulso ao ser contemplado pelo 1º Edital Braskem, lançado no final de 2022. Com o recurso, a Efica investiu na aquisição de 10 máquinas de costura e outros materiais essenciais, permitindo a execução do projeto.
Contando com a parceria da Administração Municipal, o projeto encontrou espaço na Casa Amarela, que foi adaptada para atender às necessidades das aulas. A Efica investiu em melhorias na iluminação e reforço na segurança das janelas, com a instalação de barras de proteção.

Últimas Notícias

Destaques