Primeiros setores devem ocupar imóvel alugado na Ramiro após o Carnaval
O prédio alugado pelo Município para sediar a Prefeitura de Montenegro está recebendo ajustes antes da mudança dos primeiros setores. O imóvel fica localizado na rua Ramiro Barcelos, 2.993, próximo ao acesso para a RSC-287, onde funcionava a padaria Kipão.
Desde o fim do ano passado, a equipe trabalha na adequação da parte elétrica, rede de internet, ar condicionado, divisórias e mobiliário do prédio. Também na definição e estruturação do local onde ficará o Datacenter do Município, o “coração” da administração pública. O Executivo justifica a demora para a mudança em razão da aquisição de bens e serviços pelo poder público necessitarem de licitações e processos demorados. “Para piorar, algumas dessas licitações foram desertas (sem interessados), tornando ainda mais morosa a adaptação”, explica a secretária municipal de Administração, Ingrid Lerch.
Conforme o secretário Geral do Município, Vlademir Gonzaga, a Secretaria de Administração e o Setor de Informática serão os primeiros a mudarem para o imóvel, o que deve ocorrer após o Carnaval. Também devem migrar para o prédio da Ramiro Barcelos o gabinete do prefeito, as secretarias Geral, de Obras Públicas, Fazenda e Gestão e Planejamento. Na lista constam ainda o protocolo, o setor de controle interno, a Procuradoria Geral do Município e a Assessoria de Comunicação.
No entanto, a mudança de todos os setores ainda depende das adequações necessárias no imóvel. Diante da situação, inclusive, o Município evita fixar novos prazos. “Importante lembrar que o novo prédio receberá cerca de 200 pessoas de diversos setores, com necessidades distintas em termos de acomodações e estrutura de trabalho”, conclui a secretária Ingrid Lerch.
A justificativa para a mudança são as atuais condições do Palácio Rio Branco, que sofre com problemas no telhado, madeirame, aberturas, entre outros. Após a reorganização das pastas, as edificações que serão devolvidas aos donos são as que hoje abrigam a Secretaria de Administração (na Ramiro Barcelos), a Procuradoria Geral do Município (na João Pessoa), a Secretaria de Habitação (na Apolinário de Moraes) e a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (na São João).
O aluguel do prédio na Ramiro Barcelos tem custo mensal de R$ 28 mil e está sendo pago pela Prefeitura desde outubro do ano passado. Já os quatro imóveis que serão devolvidos custam R$ 26.794,00 por mês ao Município. No entanto, conforme o Executivo Municipal, a mudança para o novo espaço possibilitará uma economia, tendo em vista que haverá a integração de várias secretarias, assim diminuindo os custos com água, luz, transporte, telefone, combustíveis e estagiários.
A Administração Municipal confirmou, ainda, que a restauração do Palácio Rio Branco será feita em etapas, iniciando pelo telhado. Com isso, o térreo do prédio e as salas que foram construídas nos anos 80, na parte de trás do complexo receberão os setores que não irão para as novas instalações.