Executivo quer lote de 6,2 hectares ao lado do Balneário Municipal Afonso Kunrath
Buscando um espaço para a realização de rodeios e eventos tradicionalistas, a Prefeitura de Montenegro deu início ao processo de desapropriação de parte da área do Parque Tio Manduca, na localidade de Passo do Manduca. O decreto de desapropriação de um lote de 62.122,76 metros quadrados com duas benfeitorias localizado ao lado do Balneário Municipal Afonso Kunrath, o Baixio, foi publicado na última sexta-feira, 24. A ideia é unir o novo terreno com uma fração das terras do Baixio para a construção da cancha e galpões para os animais.
O decreto prevê a expropriação amigável do bem se houver, por parte dos proprietários, concordância quanto ao preço e forma de pagamento. O Município está disposto a pagar até R$ 290 mil pelos 6,2 hectares desapropriados. O valor foi estipulado após avaliação feira por técnico especializado do Município e levou em conta os preços praticados pelo mercado. Se os proprietários não concordarem, ainda pode ocorrer uma discussão judicial exclusivamente em torno do valor.
No ano passado, a pedido dos CTGs e outras entidades, a Administração Municipal tentou comprar toda a área do Parque Tio Manduca, de 196.600 metros quadrados, por R$ 1,5 milhão. Contudo, o prefeito Gustavo Zanatta retirou o projeto da Câmara de Vereadores antes da votação. Na época, a compra de toda a área vinha enfrentando críticas, especialmente quanto ao preço e o fato de o local ser inundável pelas enchentes do Rio Caí.
Desta vez, de acordo com o secretário-geral do Município, Vlademir Ramos Gonzaga, o processo não precisa passar pelo Legislativo. “Na verdade (a compra da área) já passou (pela Câmara de Vereadores), está inclusa na LDO. Ou seja, há previsão orçamentária. A possível compra no ano passado não estava prevista em orçamento, por isso precisava aprovação da Câmara”, explica.
O entendimento do Executivo é de que a desapropriação do lote e a transformação dele em um parque de rodeios é a solução ideal para dar valor ao tradicionalismo em Montenegro. “O Balneário Municipal tem espaços ociosos que, juntados à fração do Manduca que estamos assumindo, atenderão muito bem aos tradicionalistas”, garante o secretário municipal de Gestão e Planejamento, Rafael Cruz.
A única pista de rodeios da Prefeitura está localizada dentro do Parque Centenário. No entanto, o espaço foi desativado. A Administração Municipal alega dois motivos para deixar de usar o espaço para rodeios: a necessidade de reformulação do parque e a inadequação do local.