A Estação da Cultura de Montenegro recebeu, nessa segunda-feira, 25, representantes de diversas cidades vinculadas à Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc). A principal pauta dos prefeitos e vices foi a Rodovia Transcitrus, que ainda está longe de ser concluída. As prefeituras dependem de recursos federais para dar continuidade às obras.
Durante o encontro, foi discutida a realização de um movimento junto à bancada federal gaúcha. A ideia é pressionar deputados federais e senadores para incluírem recursos destinados às obras em suas emendas ao Orçamento da União. Inclusive, os prefeitos pretendem ir a Brasília para fazer a solicitação pessoalmente.
O prefeito Gustavo Zanatta recebeu do deputado federal Osmar Terra (MDB) a promessa de uma emenda no valor de R$ 660 mil. Com a contrapartida de R$ 271 mil em recursos do próprio Município, a verba será suficiente para o asfaltamento da última fase, em Santos Reis, concluindo o trecho montenegrino. “Somos parceiros nessa mobilização, pois trata-se de uma obra regional e, enquanto não estiver integralmente pronta, a Transcitrus será uma preocupação de todas as cidades envolvidas”, afirma.