Em razão da situação de calamidade no Rio Grande do Sul, o prazo para os eleitores do Estado regularizarem o Título Eleitoral foi prorrogado até dia 23 de maio de 2024. Antes do desastre que atingiu praticamente todo o Estado, o prazo para regularização encerrava no dia 8 de maio.
Por conta dos estragos causados pelas fortes chuvas, o atendimento presencial está suspenso em todo o estado do Rio Grande do Sul, podendo os juízes, verificadas condições para atendimento, determinarem o atendimento presencial em cartórios de cidades que não tenham sido atingidas pelas cheias e que possuam condições para atendimento.
Em Montenegro, o atendimento presencial está suspenso, por enquanto, até o dia 17 de maio. Essa data poderá ser antecipada ou prorrogada, conforme a retomada das condições para atendimento. Desde o dia 2, o Cartório está sem conexão de rede, inviabilizando o acesso aos computadores, impressoras e internet.
Sobre a coleta da biometria: qualquer interessado pode realizar todo o procedimento pelo site, sem necessidade de comparecer em ponto de atendimento da Justiça Eleitoral para coletar a biometria. O atendimento virtual é realizado pelo site https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/atendimento-eleitor.
Neste momento, como não há previsão de retorno do atendimento presencial até o dia 23, o TSE recomenda – desde já – que todos os interessados encaminhem o alistamento eleitoral, a transferência de domicílio ou a atualização de dados diretamente pelo site do TRE-RS.