Local tem uma importância histórica grande para o Município
O bairro Porto dos Pereira, que até pouco tempo era caracterizado por propriedades rurais, tem se expandido e atraído cada vez mais moradores. A área possui partes planas e elevadas, o que torna uma zona muito atrativa e importante para implantação de novos loteamentos, empreendimentos esportivos, de lazer e festivos. A tranquilidade e os belos cenários em meio à natureza são atraentes para diversas famílias, que já escolheram o lugar para morar.
O local tem uma importância histórica muito grande para Montenegro. Conforme o pesquisador Ernesto Lauer, a ocupação da área é antiga, com os primeiros registros em 1748. “Os primitivos proprietários da área foram: Manuel Batista da Rosa, José de Araújo Vilela e André da Silva Barreto, sendo depois partilhados entre os herdeiros de Barreto”, relata Lauer.
Sobre o nome Porto dos Pereira, Lauer afirma que, por muito tempo, pesquisou a origem com moradores locais, que sempre afirmaram que a localidade era um porto fluvial, que em tempos remotos pertenceu a família Pereira. “Não encontrei tal família. Pode ser algum herdeiro de André Barreto, mas o nome de Porto Pereira vem desde 1780, mais ou menos”, pontua.
A localidade passou a ser muito concorrida após 1824, com a colonização alemã. Os imigrantes chegavam de barco e subiam o Arroio Maratá, que era navegável até um certo ponto. “A história conta a chegada da família Gauer, que ao aportarem no Porto do Pereira, pretendendo navegar pelo arroio Maratá, encontraram índios e com eles entraram em luta. Os índios fugiram por causa dos disparos de arma de fogo. Os Gauer subiram até o local que depois foi chamado de Gauer Eck, hoje Dom Diogo”, conta Lauer.
Até os anos 1960, o Porto serviu aos barcos que carregavam lenha e frutas para a Doca das Frutas, em Porto Alegre. “Muitas famílias, como Hoerlle, Braga, Luft, Câmara e Vianna, por exemplo, tinham barcos e estufas edificadas ao longo do porto, para o amadurecimento de caquis”, relata o historiador.
Casal escolheu Porto dos Pereira para morar há cinco anos
Há cinco anos a empresária Alice Nascimento Motta e o marido, Luciano, escolheram o bairro Porto dos Pereira para morar. “A gente viu um anúncio da casa que estamos hoje e achei bonita a propriedade. Eu sempre tive vontade de morar para fora, então essa foi a oportunidade”, comenta Alice.
A experiência do casal tem sido positiva com o bairro. Alice conta que, no início, ficou com um pouco de receio por não conhecer nenhum vizinho, mas hoje não se arrepende de ter tomado a decisão de se mudar para o local. “É um lugar onde todo mundo se conhece, se precisar de alguma coisa, um ajuda o outro”, destaca.
A moradora relata que uma das principais características do bairro Porto dos Pereira é a tranquilidade. “Eu queria morar em um lugar um pouco mais afastado, que tivesse um contato com a natureza. Esse loteamento é legal porque vai ficar bastante área verde, eles estão com uma proposta de uma área de lazer que vai ter um lago. Então, o que me chamou atenção no bairro foi o verde que tinha no entorno”, pontua Alice.
Mesmo com o aumento do número de moradores, Alice afirma que o bairro não perdeu a sua essência, tendo ainda muitas áreas verdes e belas paisagens. “Eu acho que a questão de ter mais loteamentos acaba sendo um ponto positivo. Apesar de ter mais casas, são pessoas que na grande maioria buscam morar em um lugar mais calmo. Além disso, vai agregar valor aos imóveis”, conclui.
Família trocou a cidade pela tranquilidade
Em busca de um local mais reservado e tranquilo, o zootecnista Paulo Ricardo Ferreira, 65, trocou o bairro Centenário pelo Porto dos Pereira há oito anos. “Eu vim morar no Porto dos Pereira em uma casa que construí em frente ao Porto Padel Club, na Estrada Reinaldo Hörlle. Ali eu morei sete anos, depois a gente resolveu vender e construir uma casa menor, porque os filhos já não estavam mais com a gente”, conta.
Atualmente Paulo e a esposa moram na Rua Uruguai, também no bairro Porto dos Pereira. Ao lado, os vizinhos são os filhos, que também escolheram o bairro para viver. O local foi escolhido também em razão do contato com a natureza e a tranquilidade. Da sua residência, Paulo consegue avistar boa parte da cidade, uma paisagem que encantou o morador. “Não resta dúvidas que o diferencial do Porto dos Pereira é a tranquilidade. É um lugar que junta todas as qualidades que a gente gosta”, afirma Paulo.
Outro ponto positivo destacado pelo morador é a proximidade do Centro da cidade, que está há poucos quilômetros. “Estamos perto de tudo e ainda temos esse sentimento de morar para fora, de ter esse contato com a natureza”, pontua. O local também apresenta uma boa segurança. O morador relata que o patrulhamento é realizado com frequência e os vizinhos compartilham em um grupo de WhatsApp situações suspeitas.
A transformação do Porto dos Pereira começou a acontecer nos últimos 10 anos. Paulo afirma que quando chegou ao local haviam pouca residências, e a maior parte das propriedades eram rurais. “Depois surgiram os loteamentos e agora a cidade está crescendo para uma área que era inexplorada, mas muito bonita. Este lugar era pouco conhecido, mas que depois que foi descoberto tem atraído muitos moradores”, destaca.
Paulo avalia que a beleza do bairro tem contribuído para atrair os novos moradores. “Morar na cidade era uma coisa, agora morar aqui é totalmente diferente. De noite, o que a gente escuta aqui é só barulhos dos grilos, e de manhã os passarinhos. Não tem trânsito, não tem barulho. Além disso, a cidade está pertinho”, conclui Paulo.
Loteamentos têm atraído muitos moradores
Conforme a Prefeitura de Montenegro, o Porto dos Pereira possui atualmente três loteamentos concluídos: Porto Belo, com 73 lotes; Bosque do Porto, com 35 lotes; Porto Rico, com 307 lotes; e um em fase de urbanização, o Jardins do Porto Bairro Planejado, com 632 lotes. A beleza da região e o fácil acesso ao Centro da cidade fizeram despertar o interesse de centenas de moradores. “O local tem uma bela topografia, sendo acessível à cidade com três rodovias em seu entorno”, avalia o corretor Paulo Kerber, da Teto Imóveis e Tetos Incorporadora.
Segundo Paulo, a região passou a ter a atenção do setor imobiliário após o asfaltamento da Estrada Reinaldo Hörlle. “Isso fez com que o bairro passasse a ser melhor visto pelos empresários do ramo imobiliário, com a implantação de quatro loteamentos na região, três concluídos e um em fase de urbanização, além de vários empreendimentos na área de lazer e divertimento e de pequenos negócios”, afirma.
O futuro da região é visto com otimismo pelo setor imobiliário. O local terá o maior loteamento já lançado na cidade, com 632 lotes. “O bairro Porto dos Pereira passará, nos próximos anos, por um grande desenvolvimento, principalmente a partir do loteamento Jardins do Porto, que será o maior loteamento planejado de Montenegro”, conclui Paulo.