Em Montenegro a água começou a causar alagamentos logo após o meio-dia, desta terça-feira, 5.Várias ruas já estão com pontos de bloqueio.
Uma das primeiras a serem afetadas foi a rua Menino Deus, no bairro Ferroviário, que foi rapidamente tomada pelas águas. A situação não foi diferente nas proximidades da Escola de Formação e Especialização de Soldados da Brigada Militar, situada na Rua Ramiro Barcelos, próximo ao Cais, onde a enchente também se faz presente.
A rua Álvaro de Moraes, onde está localizada a Câmara de Vereadores de Montenegro, foi sendo tomada, lentamente, pela água. O que atraiu pessoas que foram ao local ver como estava a situação. A passagem próxima à empresa Tanac também ficou intransitável devido à expansão das águas.
O tráfego de veículos na Avenida Ivan Jacob Zimmer, próxima ao Posto do Engenho, foi bloqueado. O campo de futebol do Municipal, tradicional ponto de encontro da comunidade, não escapou da inundação.
O coordenador da Defesa Civil do Município, relata que a previsão da CPRM era de que o nível do rio atingisse 7,40 metros às 17h, mas já havia ultrapassado essa marca por volta das 15h, alcançando 7,42 metros. “É inevitável, teremos uma enchente de grande porte. A água está vindo de Nova Palmeira, do Candeias, entrando no Pareci e vindo pra cá. A previsão é de aumento”, afirma.
As autoridades locais estão mobilizando esforços para lidar com a situação, e a população está sendo orientada a tomar medidas de precaução e, se necessário, buscar abrigo seguro. Os números de emergência são: 193 e 153.