Polo da Química: Sete empresas assinam protocolo para instalação em Montenegro

A semana começa com boa notícia para o desenvolvimento econômico de Montenegro e região. Na manhã desta segunda-feira, dia 9, na sede do Sindicato das Indústrias Químicas (Sindiquim-RS), sete empresas firmaram protocolo de intenções para instalação de unidades no futuro “Polo da Química”, em Montenegro.

“Reflete em mais emprego e mais renda. Nós estamos levando indústrias altamente qualificadas (ao Polo)”, destacou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ruy Irigaray. O prefeito Carlos Eduardo Müller também acompanhou o evento. “Formando parcerias como a que a gente está fazendo – Município, Estado e as empresas – estamos fazendo com que o desenvolvimento chegue ao nosso Município”, comemorou.

Na sede do Sindiquim, assinaturas confirmaram o interesse nos investimentos. Documento é uma garantia. FOTO: ACOM/PREFEITURA DE MONTENEGRO

As sete empresas já têm sede no Rio Grande do Sul. Assinaram o documento as companhias Crivela, Tecpon, Quimicamar, Tintas Kresil, Memphis, Rochadel e Botanik; todas ligadas a segmentos como de higienização, cosméticos e tintas. A previsão do Sindiquim é de que a instalação das primeiras unidades industriais no novo Polo comece no espaço de dois anos.

O “Polo da Química” é um projeto viabilizado através de parceria entre a Prefeitura de Montenegro, a Prefeitura de Triunfo, o Governo do Estado, a Braskem e o Sindiquim. Ele busca aproveitar toda a estrutura do complexo formado, hoje, pelo Polo Petroquímico de Triunfo, o Distrito Industrial de Montenegro, o Distrito Industrial de Triunfo e o Sitel para oferecer vantagens de logística e competitividade a empreendimentos da terceira geração da cadeia petroquímica.

Com isso, é usufruído da localização da área, próxima da BR-386 e do Rio Caí, e de toda a operação do Polo Petroquímico que, hoje, se destaca na 1ª e na 2ª geração da cadeia: com o craqueamento de químicos e a polimerização de resinas feito pela Braskem. Nesse sentido, as visadas empresas de 3ª geração – como as já confirmadas – vão aproveitar a proximidade ao atuar com a conversão desta matéria-prima em seus produtos.

Polo da Química, em destaque (VERDE), aproveita as potencialidades da estrutura formada pelos Distritos de Montenegro e Triunfo e do Polo Petroquímico

Atrativos, são 700 hectares em território montenegrino separados para a vinda dos novos empreendimentos, já com infraestrutura e licenciamentos prontos. E ainda antes do final do ano, o local também deve contar com o novo Centro Integrado de Treinamento, uma escola que, a partir de parceria firmada com a Fiergs e o Senai, vai capacitar trabalhadores para atuar no polo químico. É mais uma iniciativa para a atração de investimentos.

 

QUEM VEM POR AÍ: Conheça as empresas que tem interesse na instalação

  • CRIVELA – com unidades em Porto Alegre, Cachoeirinha e Manaus (AM), a empresa trabalha no ramo de produtos de limpeza, produzindo detergentes, desengraxantes, desinfetantes e sabonetes líquidos para todo o Brasil. Fornece, especialmente, para hotéis, indústrias e lavanderias e cozinhas industriais. Também atua na produção de inseticidas, larvicidas e repelentes, com laboratório exclusivo de pesquisa e desenvolvimento. Foi inaugurada em 1928.
  • TECPON – De Cachoeirinha, a empresa começou no ano de 1995, mas reúne uma equipe de profissionais com mais de 40 anos de experiência no mercado. Atua na fabricação de químicos de limpeza, desenvolvendo soluções de higienização personalizadas, desenvolvendo produtos que atendam, individualmente, cada área das empresas-clientes, de acordo com as necessidades específicas.
  • QUIMICAMAR – Atua na área de comercialização, fracionamento e distribuição de produtos químicos, tanto para o mercado interno, quanto para o externo. Com unidades em Cachoeirinha, Porto Alegre e Itajaí (SC), também atua na industrialização e fracionamento de amônia. A partir de seu planejamento de extensão mercadológica, tem colocação nos estados de Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
  • TINTAS KRESIL – A empresa existe desde 1967, provendo soluções em pintura e revestimento para a Construção Civil do Sul do Brasil. Possui parque fabril em Porto Alegre, com uma unidade de mais de 18 mil metros quadrados. É reconhecida por produtos de qualidade e durabilidade; e também pela busca por inovação ao segmento.
  • MEMPHIS – Possui unidades em Porto Alegre e Portão, com centros de distribuição espalhados pelo país. Teve início em 1949, com produção de sabonetes, desodorantes, colônias e talcos; e muitos atrelam sua história à trajetória da perfumaria brasileira como um todo. Foi pioneira na distribuição dos produtos em todo o Brasil e, hoje, também exporta para países do Mercosul. Todas as composições são exclusivas da marca.
  • ROCHADEL – Criada em 1987, a empresa tem sede em Porto Alegre, voltada para a produção de géis e cremes de massagem. Tem como principal público profissionais da área da estética corporal de todo o Brasil, hoje com um mix de itens para a hidratação, tratamento estético e cuidados com a pele. Com a marca “D’água Natural”, é referência nacional dentro do segmento.
  • BOTANIK – Empresa familiar fundada no ano de 1997, ela tem sede no Distrito Industrial do Município de Campo Bom. Trabalha com a produção de cosméticos para uso facial, corporal e capilar, produtos de higiene e perfumaria, com atendimento personalizado para pequenas, médias e grandes empresas. Na sede, hoje, tem capacidade de produção de 100 mil unidades/dia.

Últimas Notícias

Destaques