Desde a sexta-feira, dia 25, até esta segunda-feira, 28, o Pelotão Ambiental de Montenegro (Patram) apreendeu mais de 70 pássaros silvestres que estavam em cativeiro, a maioria sem anilha de identificação e em situação de maus tratos. As ações de combate aos crimes contra a fauna terão continuidade até o dia 5 de outubro, em alusão ao Dia da Ave. O objetivo é combater a captura e comércio ilegal de aves silvestres.
Na manhã do sábado, dia 26, uma equipe de policiais do 1⁰ Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Montenegro atuou em uma ação de fiscalização no bairro Santa Rita. Lá, no 2º andar de um mercado, foram encontrados diversos pássaros silvestres em cativeiro, sem anilha ou outra identificação. Conforme a Patram, o proprietário dos animais não possuía nenhuma licença ou autorização de órgão competente ( IBAMA/SISPAS) para criação.
Os pássaros apresentavam acúmulo de fezes na água e gaiola e muitos não tinham alimento. No local foram apreendidos 10 passariformes silvestres, sendo eles: dois trinca-ferro, um bico de pimenta, um cardeal, cinco canário da terra e um maritaca verde.Foi lavrado termo circunstanciado ao autor do fato e os pássaros apreendidos. Eles passarão tratados e posteriormente devolvidos a natureza.
Também houve atuação do pelotão nos bairros Cinco de Maio, Santo Antônio e Porto Garibaldi.