Prefeitura ainda não divulgou o local das festividades deste ano
A expectativa de que a Semana Farroupilha deste ano fosse realizada no novo Parque Tradicionalista do Manduca não se confirmou. Apesar da conclusão do processo de desapropriação de uma área de 6,2 hectares ao lado do Balneário Municipal Afonso Kunrath, o Baixio, a construção do espaço enfrenta obstáculos no processo de licitação para construção da cancha de rodeios, o que impediu a finalização a tempo.
A secretária Municipal de Desporto, Cultura e Turismo, Dani Boos, explicou que as festividades estão sendo organizadas em colaboração com as entidades tradicionalistas da cidade, e um anúncio oficial sobre o local das celebrações deve ser feito em breve. “Estamos organizando a Semana Farroupilha com as entidades e em breve anunciaremos o local”, afirmou Dani.
O projeto do Parque Tradicionalista contempla a construção de uma cancha de rodeios no local onde atualmente fica um campo de futebol. A área que foi desapropriada pelo Município deverá ser usada para acampamento e estacionamento durante os eventos. As entidades tradicionalistas ficaram responsáveis pelo cercamento da área, mas o trabalho foi adiado devido às enchentes recentes.
Impasse legal atrasa obra
Alexandre Muniz de Moura, procurador geral do Município, destacou que o processo de desapropriação foi concluído, mas a construção do Parque Tradicionalista está pendente devido à disputa judicial entre duas empresas que participaram do processo licitatório. “O processo foi licitado, e houve uma disputa judicial entre a primeira e a segunda colocada. A questão está aguardando desfecho no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul”, explicou Moura.
Ele esclareceu que a área desapropriada já está disponível, mas a execução do projeto do Parque Tradicionalista depende da decisão judicial sobre qual empresa será responsável pela construção.
“Em relação à área desapropriada, está concluída. A ação agora é sobre a empresa que irá executar o projeto, e essa execução está aguardando decisão do Tribunal de Justiça,” completou.
Conforme a administração municipal, a ideia de construir o Parque Tradicionalista surgiu como parte de um esforço para proporcionar um local adequado e permanente para as festividades culturais de Montenegro. O investimento no projeto inclui a criação de um espaço que valorize e preserve as tradições gaúchas, oferecendo uma infraestrutura adequada para rodeios e outras atividades culturais na cidade.