Pareci Novo irá se transformar no centro regional do tradicionalismo em 9 de setembro. A data marcará a cerimônia de expansão regional da Chama Crioula da 15ª Região Tradicionalista (RT), que engloba mais de 23 Municípios do Vale do Caí. O evento, que marcará a recepção aos cavalarianos que irão buscar a Chama Crioula em Cristal, irá ocorrer no Parque Municipal Júlio José Colling.
De acordo com o coordenador da 15ª RT, Edgar Barnasque dos Santos, a geração da Chama Crioula ocorrerá nos dias 18 e 19 deste mês. “No Pareci Novo, no dia 9, chegará a Chama Crioula e dali distribuiremos aos nossos 64 CTGs que estão distribuídos em nossa região”, explica. A expectativa é de que mais de 400 cavalarianos participem da expansão regional da Chama Crioula.
A parceria entre a 15ª RT e o Executivo para a realização do evento foi consolidada em reunião realizada no final de julho, quando foi formalizado um repasse de recursos para a entidade tradicionalista. O valor do repasse não foi informado.
De acordo com o prefeito Paulo Alexandre Barth, a ideia de sediar a cerimônia surgiu no ano passado, quando a expansão regional ocorreu em Capela de Santana. “Achamos que é uma forma bastante interessante de apoiar o tradicionalismo em Pareci Novo e na região. Para nós vai ser muito especial e gratificante”, afirma. O chefe do Executivo ressalta que o evento ajudará a divulgar o parque municipal de Pareci Novo, bem como auxiliar na divulgação da 8ª Citrusflor, que acontece de que ocorre nos dias 29 e 30 de setembro e 1º, 5, 6, 7 e 8 de outubro.