Matheus será pai e Rogério, avô da pequena Flora, nos próximos meses
Neste Dia dos Pais, a história de Rogério dos Santos e seu filho, Matheus Domingos dos Santos, revela a beleza e os desafios da paternidade em diferentes gerações. Rogério, que criou Matheus com amor e dedicação, agora vê seu filho se preparar para receber sua primeira filha, Flora, aos 29 anos, mesma idade em que foi pai.
“A criação do Matheus foi baseada nas experiências que tive com meu pai. Tentei passar um pouco mais aprimorado. Mas deu tudo certo, ele é um cara carinhoso, calmo. Sempre procurei dar todo amor, compreensão e tentar estar próximo dele”, conta Rogério. Ele relembra que foi o mais novo de seis irmãos, diferente do que aconteceu com o seu filho. “Obviamente que o Matheus, por ser filho único, eu fui muito mais protetor, mais apegado”, conta.
Embora tenha criado Matheus sozinho após a separação, Rogério faz questão de reconhecer o papel da mãe de Matheus. “Ele ficou comigo, mas a mãe dele participou muito da criação dele. Ele tem essa relação com a mãe e comigo, sempre é importante salientar esses dois lados”, diz.
Matheus, aos 28 anos, agora se prepara para ser pai de Flora e reflete sobre o que aprendeu com Rogério. “Uma coisa que quero passar para a Flora é a importância da família, estar próximo. E também a parte do pai de ajudar e querer o bem de quem está à volta. Acredito que passando um pouco do que ele me ensinou para ela, vai ser uma baita ser humana”, destaca.
Para Rogério, a expectativa de ser avô é cheia de alegria e ansiedade. “Agora a gente começa a ficar ansioso, porque ela é para nascer em novembro, está no sexto mês de gestação”, conta. Ele recorda o conselho de seu próprio pai, que dizia que o papel do avô é dar amor e carinho. “Eu estou nessa expectativa, já começando a pensar em comprar coisas para a Flora”, afirma.
Sobre a participação na gestação da nora, Rogério comenta que tem buscado estar sempre presente. “Eu sempre tento me colocar disponível. Mas é uma briga, porque todos da família querem ajudar. A Laura, minha nora, tem seis irmãos e todos vibrando com a sobrinha que está vindo. Eu tento estar sempre disponível, como sempre fiz com todo mundo”, destaca.
Matheus também expressa suas expectativas e ansiedades em relação à paternidade. “Desde o início da descoberta da gravidez fiquei muito feliz, mas preocupado. A gente pensa como será a educação, como será daqui a 10 anos, porque tudo está mudando muito rápido. Mas tenho muita certeza de que amor e carinho nunca vão faltar, e que o apoio do meu pai e da minha família sempre teremos. Isso nos tranquiliza”, destaca.
Rogério se prepara para um Dia especial
Este Dia dos Pais será comemorado de forma especial por Rogério, que também irá celebrar a chegada da Flora. Com a expectativa de sua primeira neta, Rogério reflete sobre a transição de pai para avô e a continuidade das tradições familiares. “O Dia dos Pais vai ser muito feliz. A gente sempre almoça junto, mas esse ano vai ser diferente, porque o Matheus também vai estar sentindo essa emoção que é ser pai”, pontua.
Para Rogério, este ano carrega um peso emocional único. Ele se lembra de seu pai e a homenagem que Matheus representa ao carregar seu nome. “Meu pai era um homem da paz, muito parecido com o Matheus, muito alegre e também extremamente carinhoso. Sempre dizia que as meninas têm uma sensibilidade maior, e agora vou ter uma neta. Quero que ela seja o que quiser”, conta Rogério.
O avô da Flora relata que está ansioso para mostrar ao filho fotos de sua infância, relembrando cada fase com carinho no domingo, quando estarão juntos pra celebrar a data. “Eu tenho todas as fotos dele, de todas as idades. A minha família sempre teve crianças, e eu adoro, não só da família. Agora, ter a neta no Dia dos Pais é algo muito especial”, completa.
Recentemente, Rogério teve seu primeiro Dia do Vovô, um momento que passou despercebido até que sua companheira, Kaká, o lembrou. “Ela me deu parabéns, e eu mandei uma mensagem pro Matheus dizendo era o meu primeiro Dia do Vovô. Ele respondeu que no próximo ano será o primeiro Dia dos Pais com a presença da filha.
Para Matheus, este Dia dos Pais também é especial. “É um dia muito feliz e especial, meu primeiro Dia dos Pais e poder celebrar junto com meu pai. Muitas pessoas não têm esse privilégio, então vai ser um dia muito feliz para nós”, afirma Matheus, destacando a importância de aproveitar momentos em família.
Quando perguntado sobre os planos para o dia, a resposta é simples e tradicional: um churrasco em família. “Churrasco é tradicional. Meu pai ensinou, e agora é minha vez de passar isso adiante, especialmente com a chegada da Flora”, conta Rogério. Ele afirma que o Dia dos Pais, este ano, promete ser um marco na sua vida, celebrando não apenas o amor e a união familiar, mas também a chegada de uma nova geração que perpetua a herança de amor, carinho e cuidado com o próximo.