Outono chuvoso começa com calor e temporal

O Outono de 2024 começa à 0h06mim desta quarta-feira, dia 20, com o equinócio no Hemisfério Sul. A estação das folhas caindo se caracteriza pela transição do calor do Verão para o Frio do inverno; sendo que neste ano terá o Oceano Pacífico ainda sob El Niño. A Metsul Meteorologia assinala que por anos o Outono iniciava sob influência da La Niña ou em fase de neutralidade.

Em relação ao o que esperar nos três meses, a Climatempo informa que as primeiras quedas de temperatura devem vir em abril; mas com frio intenso mais provável a partir de maio. O período de transição para uma La Niña – no início do Inverno, em 21 de junho – traz risco maior de geadas (na segunda quinzena de maio e junho). Os meteorologistas da Climatempo acreditam que é improvável haver novo quadro com ondas de calor intenso; ainda que em abril – e talvez maio – possa haver dias do chamado “veranico”.

A Metsul distribui a mesma informação, ao definir que “um Outono todo frio é extremamente improvável”. Em relação à tendência do clima até o Inverno, informa que o fenômeno El Niño entra em declínio nas próximas semanas.

O Pacífico deve deixar de apresentar essas condições oceânicas em meados de abril ou no mais tardar no começo de maio. Inicia então uma fase de neutralidade, sem El Niño ou La Niña, breve, mas que estará presente durante grande parte da estação.

O clima no começo do Outono tem condições ainda típicas de Verão, reforça a Metsul. A estação marca uma mudança no regime de chuva no Centro-Sul do Brasil, que serão causadas principalmente pela passagem de frentes frias e centros de baixa pressão.

Pois em 2024 a tendência é justamente de um Outono com chuva perto e acima da média. Somente neste segundo dia do Outono, quinta-feira, dia 21, devido a intensa frente fria que chegou trazendo temporais, muitas cidades gaúchas poderão ter entre 15% e 30% da precipitação média histórica da estação inteira.

Últimas Notícias

Destaques