Na madrugada do último domingo, 14, por volta de 1h, foi realizada uma operação conjunta na Praça Leonel de Moura Brizola, a “Pracinha dos Ferroviários”. Brigada Militar, Guarda Municipal e Conselho Tutelar participaram da ação, onde foi realizada fiscalização para combater perturbação sonora, atos de vandalismo e consumo de bebidas alcoólicas por parte de menores de idade.
Durante a operação, cerca de 70 pessoas se encontravam na Praça, situada no cruzamento das Ruas Buarque de Macedo e Santos Dumont, em Montenegro. O trabalho de fiscalização incluiu abordagens, revista e identificação dos indivíduos.
Alguns adolescentes foram flagrados consumindo bebidas alcoólicas, sendo apreendida com eles uma garrafa parcialmente consumida. Três menores de 18 anos informaram em qual estabelecimento comercial, próximo da Praça, teriam comprado o chamado “kit”, com uma garrafa de vodka, energético e saco pequeno de gelo. Também foram abordados mais dois adolescentes que bebiam junto. E um maior de idade foi responsabilizado.
Foi feito o registro na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) por crime contra adolescente, em razão de venda de bebida alcoólica. Foi identificado ainda o funcionário do estabelecimento, localizado próximo da Pracinha, que teria vendido a bebida.
De acordo com a conselheira tutelar Leila Ternes, os pais ou responsáveis pelos menores foram chamados até a Praça para buscarem os adolescentes.
Maior fiscalização
O comandante da Guarda Municipal, Airton Silva dos Santos, diz que durante todo o final de semana foi intensificado o patrulhamento na Praça dos Ferroviários. Uma viatura com guardas chegou a permanecer no local, na noite de sábado, antes mesmo da realização da operação da madrugada de domingo.
Na semana anterior, após uma reunião com moradores do entorno da Praça, que reclamaram da baderna no local, o prefeito Gustavo Zanatta determinou uma maior fiscalização por parte da Guarda Municipal. Representantes da Brigada Militar e Polícia Civil também participaram do encontro. Na ocasião também foi determinada a poda de árvores do local, visando melhorar a visibilidade e o alcance das câmeras do videomonitoramento. Mais quatro câmeras de vigilância devem ser instaladas na Praça.
Ainda na manhã de sábado a Administração Municipal de Montenegro iniciou intervenções na Praça dos Ferroviários. As equipes das diretorias de Limpeza Pública e Iluminação Pública atuaram no local. Manoel Eliseu Selbach, o “Zeu”, diretor da Diretoria de Limpeza Pública, informou que as ações incluíram o levante e pode de árvores e a instalação de mais lâmpadas para ampliar a visibilidade na área.
A Prefeitura ainda estuda a criação de um projeto de lei que visa proibir o consumo de bebidas alcoólicas em áreas públicas do município após a meia-noite. Enquanto isso, as ações vão continuar na Pracinha dos Ferroviários e outros espaços públicos visando coibir o som alto, brigas, vandalismo e outros delitos.