Os serviços de transporte escolar no interior de Montenegro voltaram a operar após passarem por adequações e nova vistoria. A administração municipal informa que os ônibus, que estavam parados desde sexta-feira, dia 18, devido a problemas de segurança, foram liberados e já estão aptos a retomar suas rotas. A circulação dos veículos foi restabelecida na tarde dessa quinta-feira, dia 24.
Cerca de 144 estudantes de escolas municipais de Montenegro foram afetados pela paralisação dos ônibus. A empresa Reativa, responsável pelo transporte escolar para a Prefeitura de Montenegro, teve cinco veículos interditados devido a questões que poderiam comprometer a segurança dos alunos. As escolas impactadas incluem a Militão José de Azeredo, de Serra Velha; Carolina Augusta Kochenborger, de Bom Jardim; Jacob Haubert, de Sobrado; e Pedro João Müller, de Costa da Serra. Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Médio também foram afetados pela falta de transporte.
Após receber reclamações dos familiares dos estudantes, a Administração Municipal montou uma comissão para avaliar a situação. Embora os ônibus tivessem certificação de aprovação do Inmetro e autorização do Detran para circular, foram identificados problemas que demandaram adequações. A empresa Reativa foi notificada e recebeu um prazo de dez dias para realizar as correções necessárias, mas acabou concluindo as adequações antes.