PREVISÃO é de inauguração em março no antigo prédio do IPE
As obras no novo prédio das Delegacias Regional e da Mulher, no Centro de Montenegro, estão em fase de conclusão.“Estamos agora só dependendo da instalação da fibra ótica, por parte da empresa concessionária. O restante está tudo pronto”, diz, mostrando a recepção, aparelhos de ar condicionado e divisórias das salas, nos dois pisos. Já na parte dos fundos falta a colocação do piso no anexo, além das garagens das viaturas. “Felizmente estamos indo para a reta final”, comemora, agradecendo o apoio do poder público, empresas e comunidade.
A ideia inicial era inaugurar ainda no ano passado, mas as constantes chuvas, inclusive com enchente atingindo o prédio, além da dificuldade de mão de obra, acabaram atrasando a reforma e adaptação do antigo prédio do Instituto de Previdência do Estado (IPE). No primeiro piso, que conta com uma recepção, ficará a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) do Vale do Caí. E no andar superior, a 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil do Interior (DPRI). Nos fundos, além do estacionamento, está sendo construída uma linha de tiro, com isolamento acústico, permitindo o treinamento dos policiais, mais o anexo com cozinha e depósitos.
O delegado diz que a empresa tem um prazo de até 60 dias para instalar a fibra ótica, que é necessária para a internet interligando com o sistema informatizado da Polícia. Como o pedido de ligação foi feito em dezembro, Pereira imagina que até esse mês de fevereiro deverá estar instalado e poderá ser feita a mudança do mobiliário e equipamentos. “A solenidade de inauguração deve ocorrer em março”, projeta, ainda sem o dia determinado.
Plantão segue na DPPA
A Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), com o plantão, vai continuar funcionando na Avenida Júlio Renner (Via II), do bairro Timbaúva. “Até conseguirmos fazer a reforma e ampliação do prédio da 1ª Delegacia”, afirma. Depois a DPPA também deve passar para o prédio situado ao lado do Posto de Saúde do bairro Industrial, na chamada antiga Delegacia. E aí será entregue o atual prédio da Central de Polícia na Via II, onde o município paga aluguel. “As mulheres que forem diretamente na DEAM serão atendidas. Já nos casos de flagrante, encaminhados pela Brigada Militar, continuarão sendo atendidos pela DPPA”, ressalta, informando que a Delegacia da Mulher vai funcionar com o expediente das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 18h. “Em horário noturno e finais de semana continua com o plantão da DPPA”, completa.
Logo após a inauguração das novas instalações da DEAM e da Delegacia Regional, ainda em março deve iniciar a segunda etapa do projeto, com as obras na Delegacia antiga, para receber a DPPA na Rua José Luiz, 1030. Até a conclusão dos trabalhos a 1ª DP passará a funcionar na Timbaúva junto com a DPPA, talvez com exceção de mudança do setor de investigação, que poderá permanecer no atual local. “Estamos analisando a melhor forma”, frisa o delegado. “Teremos duas delegacias com prédios próprios, sem o pagamento de aluguel, desonerando o município e situadas na área central, com instalações bem adaptadas para receber da melhor forma possível a comunidade. Com certeza será um grande ganho para Montenegro e para todos os municípios do Vale do Caí”, conclui.