Acácia Negra é uma das entidades que promovem a cultura gaúcha na cidade
Os Centros de Tradições Gaúchas desempenham um papel fundamental na preservação e promoção da cultura do Rio Grande do Sul. Com aproximadamente 100 integrantes, o Acácia Negra é uma das entidades de Montenegro que, para além de um espaço de celebração das raízes culturais, também é um ambiente de socialização e formação para crianças e jovens.
Para Eronilo Euclides Martins, vice-patrão do CTG Acácia Negra, a importância de um CTG vai além da promoção cultural; ele vê o espaço como um ambiente seguro e educativo para as novas gerações. “Eu sempre vi o CTG como um local onde se desenvolve um serviço além de cultural e social, no sentido de que no momento que uma criança está aqui participando de um ensaio, é um momento em que ela não está sujeita a qualquer outra intercorrência que a gente sabe que existe nas ruas”, afirma Eronilo.
Com invernadas que atendem crianças desde a pré-mirim até a juvenil, o CTG oferece um espaço de acolhimento e formação. “Aqui, ao mesmo tempo, os pais vêm, acompanham e começam a interagir, e se cria um ambiente familiar. Vem o pai, a mãe, o avô, daqui a pouco tem um evento, vem a família toda”, explica o vice-patrão, destacando o papel da entidade como um ponto de encontro e fortalecimento dos laços familiares.
A experiência dos jovens no CTG
Isadora Carolina Alves Fernandes, de 13 anos, é uma das jovens que se beneficiam das atividades do CTG Acácia Negra. “Eu já estou há 5 anos na entidade. Sempre via as pessoas dançando e sempre gostei muito de dançar desde pequena”, conta Isadora. Para ela, o CTG não é apenas um local para aprender a dançar, mas um espaço onde fez novas amizades e aprendeu lições valiosas para a vida e para a escola. “Eu acho muito bom, porque por causa do CTG muitas pessoas esquecem o lado ruim, elas focam mais e tendem a ir pelo lado bom”, reflete a jovem.
O vice-patrão Eronilo destaca o orgulho que sente ao ver como o CTG contribui para a formação de muitos jovens, conectando com a cultura e as tradições gaúchas. “Eu acho de suma importância os CTGs, porque o Rio Grande do Sul é visto no resto do país como um dos estados que mais cultuam as suas origens e as suas raízes”, ressalta. Ele acredita que a renovação do interesse pelas tradições gaúchas é fundamental para manter vivo o legado cultural do estado.
O CTG Acácia Negra, ao longo dos anos, tem sido também um ambiente de desenvolvimento pessoal e comunitário. “Todo jovem que passa por aqui deixa um pouquinho e leva um pouquinho. Muitas pessoas que hoje estão na vida adulta a gente se orgulha de terem convivido vários anos com a gente aqui, porque essa passagem pelo CTG acaba contribuindo para a vida deles”, conclui Eronilo.
Construção da nova sede
Com as atividades culturais desenvolvidas provisoriamente na Capela Santo Antônio do bairro Aeroclube, o CTG Acácia Negra avança na conclusão da sua nova sede. “Quanto à construção na nossa sede, a gente já está com ela em certo andamento, com previsão de até o final do ano conseguir já fazer o uso, mesmo que talvez não totalmente concluída, mas já podendo fazer o uso”, informa Eronilo. Para viabilizar a finalização do projeto, o CTG planeja lançar uma campanha para angariar apoio financeiro de empresas, oferecendo espaços para patrocínio dentro da nova sede.
O vice-patrão destaca que a entidade está aberta a novos membros, e este ano está oferecendo uma oportunidade de isenção da mensalidade para todos os sócios, novos ou antigos, até o final do ano. “Basta a pessoa ser simpatizante do movimento tradicionalista e trazer os filhos. Depois de dois, três ensaios, preenche uma ficha de sócio e segue conosco”, convida Eronilo.