Núcleo de Apometria completa 38 anos servindo à comunidade

CASA oferece conhecimento sobre a doutrina espírita e fomenta a prática da reforma íntima

No mês de junho, o Núcleo de Apometria completa 38 anos de fundação, representando uma trajetória de trabalho dedicado ao atendimento espiritual e ao desenvolvimento pessoal. A casa espírita, localizada na rua Celso Emílio Müller, tem sido um refúgio para aqueles que buscam auxílio espiritual e autoconhecimento.
A história do Núcleo teve início em 15 de junho de 1985, quando seu fundador e primeiro presidente, Dr. Hercílio Moraes Ramos, formalizou a abertura da Casa Espírita Paz, Luz e Amor. Antes mesmo da fundação oficial, Dr. Hercílio já realizava encontros de cunho espiritual e, orientado pelo plano espiritual, decidiu estabelecer a casa como um local de acolhimento e cura espiritual.

Ao longo dos anos, o Núcleo passou por diversas mudanças de endereço, alugando três espaços diferentes até conquistar a sede própria, onde está estabelecido desde 2002. Em 2010, o prédio passou por uma ampliação, proporcionando melhores condições para atender aos frequentadores.

A técnica de Apometria, desenvolvida pelo Dr. José Lacerda de Azevedo, é um dos pilares do trabalho realizado no Núcleo. O método consiste em, por meio de pulsos magnéticos, promover curas físicas e de cunho emocional. Os atendimentos ocorrem às terças-feiras, abrangendo as áreas física, emocional e espiritual.
Em média, por noite, somando presencial e a distância, 160 pessoas são atendidas. Mais de 60 voluntários se engajam nas atividades do Núcleo, dedicando tempo e conhecimento para ajudar aqueles que procuram auxílio. Entre eles está Aldo Gotlieb Molle, que faz parte do grupo há 23 anos.

Atualmente, Aldo contribui com a equipe de palestras. Segundo ele, as atividades são orientadas pelas equipes espirituais, que direcionam cada voluntário a uma atividade específica. “É um sentimento de muita alegria e gratidão poder atender às pessoas que nos procuram, e ajudar o próximo”, comenta o palestrante.
Para Luciana Paes, presidente do Núcleo, ser voluntária na casa espírita é uma forma de fazer a diferença na vida das pessoas. Ela destaca que a conexão com os irmãos espirituais e o fortalecimento da fé são aspectos marcantes dessa jornada de serviço. “Sempre gostei de fazer a diferença na vida das pessoas. Aqui no Núcleo me sinto acolhida e feliz, com o tempo aprendemos a nos conhecer melhor”, ressalta.

Aldo é voluntário há 23 anos, e hoje se dedica ao grupo de palestras

Ações sociais do Núcleo
Além dos atendimentos regulares, o Núcleo também se dedica a projetos sociais que visam ajudar a comunidade local. O projeto “Nutrir” realiza entregas mensais de cestas básicas para famílias carentes da cidade de Montenegro, enquanto o projeto “Florescer” trabalha a construção afetiva com jovens em estado de vulnerabilidade. Outro projeto destacado é a “Horta dos Chás”, o qual cultiva plantas medicinais para fornecer aos pacientes que deles necessitem.

A manutenção e sustentabilidade do Núcleo são possíveis graças à contribuição mensal dos voluntários e por meio de doações. As doações podem ser feitas através do pix 90486523/0001-82, na caixinha de doação localizada na casa ou por meio de doação de alimentos. Além disso, o Núcleo possui dois pontos de coleta de alimentos: a Loja Cabral Tintas e a Farmácia Mottin.
Nos últimos anos, o Núcleo tem investido em melhorias em sua estrutura física, como a colocação de calçada e cercamento do terreno adjacente, além de reparos no telhado. No entanto, há a necessidade de finalizar a infraestrutura da horta e adquirir insumos e equipamentos, para tirar do papel novos projetos que tem como objetivo ensinar e contribuir na geração de renda para famílias necessitadas.

Na livraria da casa o público busca conhecimento

Espaço de cura e autoconhecimento
O Núcleo de Apometria oferece atendimentos presenciais e a distância. Ágata Maitê Ritter é a atual responsável espiritual do Núcleo. Há mais de 10 anos ela se dedica ao trabalho voluntário. “O que me faz continuar servindo como voluntária é a conexão que sinto com os irmãos espirituais que trabalham na casa, além do aprendizado que o Núcleo me proporciona a cada encontro”, comenta Ágata.

O Núcleo oferece serviços para atender às necessidades espirituais e emocionais dos frequentadores. Nas segundas-feiras, são realizados encontros online na página do Facebook e no canal do YouTube do Núcleo, com foco em autoconhecimento e oração. Já às terças-feiras, são realizados atendimentos presenciais e a distância.

Para atendimentos a distância, os pacientes informam seu nome até as 18h no Messenger ou WhatsApp (51 9 8905 0192) do Núcleo e permanecem em repouso das 19h30 até as 20h30. Durante esses dias, são oferecidos atendimentos coletivos de desobsessão, além de atendimentos individuais de alinhamento e uma vez por mês, a realização de cirurgia espiritual. Os serviços são totalmente gratuitos. No presencial, a distribuição de fichas para atendimento acontece das 19h às 19h30. Logo após, começa a palestra e na sequência o encaminhamento ao passe.

Últimas Notícias

Destaques