A nova unidade móvel de Saúde, que irá atender comunidades do interior, foi recebida pela secretaria Municipal de Saúde. Segundo estimativa do órgão de Saúde, o ônibus, equipado com consultório médico e gabinete odontológico, deve começar a circular ainda no mês de setembro.
Segundo a secretária Andreia Coitinho da Costa, a documentação para viabilizar o início das operações está em tramitação junto ao Detran. Outra ação com foco no interior foi lançada em julho. O programa Farmácia Móvel, leva um furgão adaptado até as comunidades fornecendo medicamentos. Os dois veículos seguem juntos. “Assim, quando a pessoa é atendida na unidade móvel, já pode fazer a retirada dos medicamentos prescritos na consulta”, descreve a secretária da Saúde.
O atendimento no “ônibus da Saúde”, hoje, é prestado por médico e profissionais de Enfermagem. São visitas mensais a cerca de 20 localidades. Com a substituição do veículo, será agregado um odontólogo e um atendente desta área. “O equipamento que ainda está em uso hoje será reformado e aproveitado para outras ações de caráter preventivo, como campanhas de vacinação e de orientação”, destaca Andreia.