Nova discussão sobre a situação da BR-470 na Fortaleza

PRECÁRIA. Via é Federal, mas autoridades locais buscam solução

Os moradores da Fortaleza convocaram reunião com o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, e demais autoridades para, novamente, expor a situação da estrada geral desta localidade do interior. O fato é que a via faz parte do traçado da BR-470, portanto de responsabilidade do Governo Federal, que se limita à manutenção precária.

Em nome da Administração Municipal participou ainda o secretário de Gestão e Planejamento, Rafael Cruz, e o diretor de Turismo, Jaime Bütenbender; além do empresário Ricardo Senger representando o PP (Partido Progressistas). Zanatta convidou ainda o deputado estadual do Republicanos, Gustavo Victorino. Em entrevista ao Estúdio Ibiá, o parlamentar explicou que tem por hábito atender todos os convites que recebe, sendo agora apresentado a este pleito da comunidade de Fortaleza, que certamente tem interesse em comum dos cidadãos.

Como o trecho faz parte da malha rodoviária federal, se comprometeu apenas em levar a demanda para um deputado federal do partido, para depois iniciar pressão pela pavimentação. “Obras viárias têm custo muito alto. Elas não podem ser feitas de uma hora para outra; passam por uma programação que acaba convergindo aos interesses daqueles que estão discutindo sua necessidade”. A frase serviu para assinalar que não veio prometer solução imediata e certa.

O encontro aconteceu no Orquidário Moreira, integrante da Rota Turística Fortaleza. Seu proprietário, João Moreira, revelou que foi apresentada reivindicação para projeto de asfaltamento da BR-470, no mínimo, entre as ligações com ERS-124, no bairro Germano Henke, e com BR-386, divisa com Triunfo. “Muito boa a reunião! Renovaram-se as esperanças de conquistar uma estrada de qualidade”, pontuou Moreira.

Na entrevista ao Ibiá, Gustavo Victorino falou ainda de outros assuntos, como a situação financeira do Estado e sua renegociação da dívida com a União. Como presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo na Assembleia Legislativa, revelou que hoje os deputados discutem Resolução para impedir que o governado Eduardo Leite retire incentivos fiscais dos setores econômicos, o que, consequentemente, aumentará o ICMS sobre produtos.

Hoje este traçado da BR-470 serve, basicamente, para acessar a comunidade rural, com ciruclação de caminhões escoando a produção. Mas sua ligação com a BR-386 concede-lhe uma importância de alternativa. A situação que vivem os moradores – buracos, pedras e barro – foi pauta de diversas reportagens do Ibiá.

Últimas Notícias

Destaques