HISTÓRIA E DIVERSÃO. Acervo é composto por cerca de 4 mil peças
Montenegro conta com um espaço que une nostalgia, história e diversão: o Museu do Brinquedo. Localizado na rua Assis Brasil, nº 1200, no Centro da Cidade das Artes, o espaço conta com 12 salas que reúnem quase quatro mil itens, que remetem os visitantes adultos à infância; enquanto que as crianças descobrem com o que seus pais e avós brincavam no passado. O local é opção para passeios nas férias de Verão, mas está à disposição da comunidade ao longo de todo o ano.
Idealizado e fundado por Júlio Correia, o Museu do Brinquedo foi inaugurado em 2022. O diferencial está em sua dinamicidade. Ao contrário de muitos museus tradicionais, nele as crianças são incentivadas a tocar e brincar com os objetos.
A diversidade é grande: brinquedos de madeira, pano, peças importadas do Oriente Médio, América Latina e até colecionáveis raros como os bonecos do Aquaman e Mulher Maravilha, da Marvel. “Só existem 222 desses bonecos no mundo, são peças raras de coleção. Conforme o colecionador que me vendeu, no Brasil, aqui é o único local que se tem dois bonecos no mesmo lugar”, revela Júlio.
O fundador investiu recursos próprios para a compra da casa que abriga o Museu e na maior parte dos brinquedos nela encontrados. Embora haja uma taxa simbólica para manutenção, o museu não visa lucros. A entrada custa R$10,00 para adultos e R$5,00 para crianças. As visitas têm tempo médio de duração de duas horas e devem ser agendadas via WhatsApp, pelo número 51 9 9984 9152. Crianças em situação de vulnerabilidade social não pagam entrada.
A partir de 2024, com a ajuda de voluntários, Júlio espera ampliar ainda mais o alcance e impacto do museu, que hoje conta apenas com o idealizador para recepcionar os visitantes. Mesmo sozinho, ele consegue receber o público com atenção e carinho. As portas são abertas inclusive para turmas de estudantes. Além de guiar as visitas pelas salas, o anfitrião conta sobre o passado dos materiais. “Cada um desses brinquedos têm sua história, pertenceu a uma criança e tem sua energia única”, diz Correia.
Muitos itens do Museu são fruto de doações de famílias montenegrinas que optaram em tirar os brinquedos das caixas e armários de suas casas, para proporcionar conhecimento e sorrisos a quem não teria acesso a esses materiais se não fosse através do Museu. Para Júlio, o local serve como um relicário, que resgata memórias e conecta gerações.
O Museu do Brinquedo oferece a chance de reviver e compartilhar as tradições lúdicas do passado. “A gente parte desta vida e não leva nada. Não me considero dono do Museu, me sinto como idealizador. Deixo esse patrimônio para Montenegro, para as crianças da nossa cidade”, conclui Júlio.
Outros Museus em Montenegro
Montenegro conta ainda com outros museus, públicos e particulares, que fomentam a cultura, história e a arte entre a população. São eles:
Museu Literário Elita Ilsa Leipnitz Griebeller: rua Capitão Cruz, 2150, junto a Biblioteca Pública Municipal
Museu de Arte de Montenegro (MAM): rua Osvaldo Aranha,2215
Arquivo Histórico e Geográfico Maria Eunice Müller Kautzmann e Museu Digital: rua Osvaldo Aranha,2158
Museu Histórico Municipal Nice Antonieta Schüller: rua Osvaldo Aranha, 2170
Memorial ao Imigrante Alemão: rua Licínio Faustino da Silva, 260, próximos a Via II.